
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Tavares, Gilmar | - |
| Autor(es): dc.creator | Silveira, Melissa Guimarães | - |
| Autor(es): dc.creator | Souza, Poliana Bergamin Athayde de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-02-09T12:47:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-02-09T12:47:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.ufla.br/handle/1/28515 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1168208 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho extensionista inovador sugere uma série de receitas alternativas simples para alimentação humana, com produtos da agricultura familiar, obtidos de maneira agroecológica. Estas receitas alternativas, são formas criativas de se aproveitar alimentos populares e evitar-se o seu desperdício, e também, excelentes propostas para programas de segurança alimentar suatentáveis, além de abordar a produção de farinhas caseiras a partir de hortaliças folhosas e inflorescências, produzidas com Compostagem e Biofertilização. Sabe-se que, após a implantação da Agroecologia e de suas tecnologias socioambientais sustentáveis, nas comunidades de agricultores familiares e/ou pequenos produtores de alimentos, normalmente atinge-se a auto-suficiência de produção de alimentos básicos e fundamentais para a nutrição humana, em aproximadamente um ano de trabalho contínuo. Outra ocorrência recorrente, é o consequente surgimento de excedentes de produção, que, se não consumidos a tempo, se deterioram rapidamente e, então, são lançados fora como rejeitos, porque são altamente perecíveis. No caso da produção de hortaliças folhosas e inflorescências, esta deterioração é muito mais rápida, uma vez que, hortaliças folhosas e inflorescências são extremamente sensíveis à perecebilidade. Além das receitas alternativas, sabe-se que outra forma consagrada de se conservar os excedentes de produção vegetal por muito mais tempo, é por meio da elaboração de farinhas caseiras, que podem ser armazenadas por longos períodos, evitando-se a deterioração com conservação da qualidade do produto e facilitando seu transporte. Segue-se uma abordagem sobre Compostagem e Biofertilização, para fechar-se o ciclo ideal da segurança alimentar sustentável: produção agroecológica – conservação local possível – aproveitamento inteligente. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | fr | - |
| Direitos: dc.rights | acesso aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | La sécurité alimentaire | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Insécurité alimentaire | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Nutrition humaine | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Population dans le besoin | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Repas scolaires | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Agroécologie | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Compostage | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biofertilisation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Blanchiment de la nourriture | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Farine | - |
| Título: dc.title | Suggestions de recettes alternatives pour la consommation humaine avec des produits d'agriculture familiale obtenus de maniere agroecologique | - |
| Título: dc.title | Sugestões de receitas alternativas para alimentação humana com produtos da agricultura familiar obtidos de maneira agroecológica | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Artigo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras (RIUFLA) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: