
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Lacerda, Wilian Soares | - |
| Autor(es): dc.contributor | Volpato, Margarete Marin Lordelo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Dionisio, Carlos Ramon Pantaleon | - |
| Autor(es): dc.contributor | Alves, Helena Maria Ramos | - |
| Autor(es): dc.creator | Alvarenga, Miguel Thiago | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-02-09T12:44:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-02-09T12:44:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-02-12 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.ufla.br/handle/1/31295 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1167326 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho utiliza do Weka como ferramenta de mineração dos dados da praga bicho mineiro contido nos banco de dados da EPAMIG, avaliando se a utilização dos dados espectrais, EVI-2, é eficiente na predição da ocorrência da praga. Foram gerados diversos modelos em forma de árvore de decisão, os quais foram validados. Para isso, foi feito um processo interativo entre modificações dos parâmetros de entrada do algoritmo, da base de dados e validações dos modelos. Obteve uma taxa de acerto de aproximadamente 85% utilizando-se do algoritmo árvore de decisão J48 o que aprovaria sua utilização em projetos futuros da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | acesso aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mineração de dados | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cafeicultura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bicho Mineiro | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Árvores de decisão | - |
| Título: dc.title | Utilização da ferramenta j48 para descoberta do conhecimento em bases de dados fitossanitários, climáticos e espectrais | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | TCC | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras (RIUFLA) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: