
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Tavares, Gilmar | - |
| Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Vítor Hugo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Luciano Mendes dos | - |
| Autor(es): dc.creator | Carraro, Fábia Gabriela Pflugrath | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-02-09T12:40:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-02-09T12:40:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-10-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-10-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-10-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-03-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.ufla.br/handle/1/4528 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1165888 | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão apresentado ao Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Fontes Alternativas de Energia, para a obtenção do título de especialista em Formas Alternativas de Energia. | - |
| Descrição: dc.description | Formas Alternativas de Energia | - |
| Descrição: dc.description | Ampliar o conhecimento, desenvolver ações com os alunos do Ensino Fundamental da Escola Jarbas Gonçalves Passarinho – Itupiranga-PA, e destacar a evolução da mudança de hábitos e atitudes com relação ao consumo de energia elétrica que causam impacto ao meio ambiente. O presente estudo foi desenvolvido na Escola Municipal de ensino Fundamental Jarbas Gonçalves Passarinho, durante o período de outubro de 2011 a outubro de 2012, nas turmas de ensino fundamental do 9° ano. A Turma 801 do Ensino fundamental é formada por 40 alunos, desses 23 do sexo feminino e 17 masculino, com idades entre 14 e 16 anos. Os dados foram obtidos através de trabalhos educativos desenvolvidos de acordo com o projeto desenvolvido na escola, como o recolhimento mensal de cada conta de energia elétrica, educação ambiental na sala de aula. Foram desenvolvidas ações educativas nas quais se testou, através de um questionário, o conhecimento inicial e final dos alunos. Atividades realizadas como pesquisas, maquetes, folders, banners, dramatizações e o estudo da conta de luz levaram a um aprendizado significativo. Contudo, a Educação Ambiental trabalhada na escola, fez de simples alunos, agentes multiplicadores de informação na comunidade próxima a escola. E através dela a sociedade transformou-se e agora ela contribui ativamente para a preservação dos recursos ambientais. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | acesso aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Energia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Meio ambiente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
| Título: dc.title | Estudo de caso na E.M.E.F. Jarbas G. Passarinho em Itupiranga-PA, das correlações entre o consumo de energia elétrica e a educação ambiental | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Artigo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras (RIUFLA) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: