
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Cordeiro, Cristiano Monteiro de Barros | - |
| Autor(es): dc.creator | Osório, Jonas Henrique | - |
| Autor(es): dc.creator | Franco, Marcos Antonio Ruggieri | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-02-09T12:38:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-02-09T12:38:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-17 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.ufla.br/handle/1/59427 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1165498 | - |
| Descrição: dc.description | A presente patente de modelo de utilidade se insere na área de física, mais precisamente relacionado a um projeto de fibras ópticas microestruturadas com um núcleo de material dopante, apresentando alta sensibilidade à pressão. A fibra ótica em questão compreende uma fibra capilar com núcleo embutido, sendo que o núcleo da fibra é colocado no interior da parede da fibra capilar visando aumento da sensibilidade a variações de pressão. Preferencialmente, o núcleo de material dopante é um núcleo de germânio, dada a facilidade de acesso. Tais fibras óticas fabricadas de acordo com a geometria em questão são especialmente adaptadas para a aplicação em sensores de pressão. | - |
| Direitos: dc.rights | UNICAMP | - |
| Direitos: dc.rights | Instituto de Estudos Avançados - IEAV | - |
| Título: dc.title | Fibra óptica capilar com núcleo embutido | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras (RIUFLA) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: