
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Resende, Antônio Maria Pereira de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Costa, Heitor Augustus Xavier | - |
| Autor(es): dc.contributor | Freire, André Pimenta | - |
| Autor(es): dc.contributor | Lima, Eudes de Castro | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Danilo Batista dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-02-09T12:30:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-02-09T12:30:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-01-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-11-25 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.ufla.br/handle/1/30686 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1162818 | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso apresentado no formato de artigo ao Departamento de Ciência da Computação para obtenção do título de Bacharel em Sistemas de Informação. | - |
| Descrição: dc.description | A medida denominada instabilidade de software indica o grau de suscetibilidade de uma entidade quanto às alterações ocorridas em outras entida-des do software. A interpretação desta medida implica que quanto mais alto o valor da instabilidade, mais sujeita a alterações inesperadas de comportamento ela estará, mesmo não tendo sofrido alterações diretas em seu código. Caso haja baixa instabilidade então tem-se indícios de que a entidade analisada é pouco dependente das demais. Caso contrário, tem-se indícios de que uma reestrutura-ção poderia ser necessária, pois a entidade analisada é extremamente sensível as alterações ocorridas nas entidades das quais ela depende. Neste artigo, apresenta-se uma análise da medida de instabilidade envolvendo uma comparação entre os valores de referência propostos pela academia e os praticados no mercado de sof-tware livre. Adotou-se a definição de instabilidade de Martin [2], calculada por meio dos valores de acoplamento aferente e eferente. Observou-se uma escassez de valores de referências nos artigos científicos e que o valor 1, valor máximo possível para a instabilidade, é o mais comum após a medição de 107 softwares livres em 3 versões cada. Concluiu-se que os softwares livres possuem alta ins-tabilidade e que as medidas Ca e Ce tem um impacto direto sobre a instabilidade do software e que quanto maior Ce em detrimento a Ca, maior será a instabilidade da entidade analisada. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Não | - |
| Publicador: dc.publisher | UFLA | - |
| Publicador: dc.publisher | brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Departamento de Ciência da Computação | - |
| Direitos: dc.rights | acesso aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Instabilidade de software | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Software livre | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência da Computação | - |
| Título: dc.title | Análise da instabilidade de software baseada nas medidas de acoplamento aferente e eferente | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | TCC | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras (RIUFLA) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: