
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Ferreira, Lívia Garcia | - |
| Autor(es): dc.creator | Anastácio, Lucilene Rezende | - |
| Autor(es): dc.creator | Lima, Agnaldo Soares | - |
| Autor(es): dc.creator | Correia, Maria Isabel Toulson Davisson | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-02-09T12:29:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-02-09T12:29:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.ufla.br/handle/1/38763 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1162192 | - |
| Descrição: dc.description | Objetivo. O estado nutricional de pacientes em lista de espera para transplante hepático deve ser avaliado devido ao risco elevado de deficiências nutricionais desses doentes, sendo este o objetivo do presente estudo. Métodos. Em 13 meses, pacientes candidatos a transplante de fígado foram avaliados nutricionalmente pela técnica de Avaliação Global Subjetiva (AGS) e a ingestão alimentar foi quantificada pelo recordatório de 24 horas. Resultados. Foram avaliados 159 pacientes, média de idade de 50 ± 10,6 anos, sendo 71,1% homens. A desnutrição foi encontrada em 74,7% dos pacientes, com 28% de desnutridos graves. Essa foi associada à gravidade da doença por Child-Pugh, à presença de edema e/ou ascite, aos episódios prévios de encefalopatia hepática, ao uso de mais de três medicamentos e aos baixos níveis de atividade física (p<0,05). Os dados socioeconômicos dos pacientes, a etiologia da doença e o escore MELD não afetaram o estado nutricional (p=NS). O percentual de adequação alimentar em relação às necessidades calóricas não foi atingido por 90,7% dos doentes e por 75,7% dos mesmos em relação às necessidades protéicas. Conclusão. Pode-se concluir que a desnutrição é altamente prevalente entre pacientes aguardando transplante hepático, os quais apresentam ingestão alimentar deficiente, o que certamente mantém o ciclo vicioso que piora o estado nutricional. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Associação Médica Brasileira | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution 4.0 International | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution 4.0 International | - |
| Direitos: dc.rights | acesso aberto | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| ???dc.source???: dc.source | Revista da Associação Médica Brasileira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desnutrição | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Transplante de fígado | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ingestão de alimentos | - |
| Título: dc.title | Desnutrição e inadequação alimentar de pacientes aguardando transplante hepático | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Artigo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras (RIUFLA) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: