
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Vanessa Rios de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Batista, Luís Roberto | - |
| Autor(es): dc.contributor | Lira, Nathasha de Azevedo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Batista, Luís Roberto | - |
| Autor(es): dc.creator | Campos, Leticia Gabrielle | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-02-09T12:28:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-02-09T12:28:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-24 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.ufla.br/handle/1/38785 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1162111 | - |
| Descrição: dc.description | O calor é um dos métodos de conservação mais empregado para reduzir ou eliminar a carga de microrganismos patogênicos e deteriorantes, além de desativar as enzimas indesejáveis. Diante da necessidade de exploração da resistência térmica destes microrganismos visando a definição de tratamentos térmicos eficientes, o objetivo deste trabalho foi realizar um estudo cinético de inativação térmica de bactérias de interesse na indústria de alimentos (Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Salmonella e Listeria monocytogenes). Partindo de uma concentração conhecida 108 UFC.mL-1 de cada microrganismo em meio BHI, foram realizados três tratamentos térmico (50°C, 55°C e 60°C) e em intervalos de tempos regulares foram coletadas alíquotas de cada amostra. Visando avaliar o efeito do pH, o experimento foi realizado em duas condições: pH 7 e pH 3,5. Para a contagem, as amostras em cada tempo foram devidamente diluídas e plaqueadas em meio PCA, apenas para a Listeria monocytogenes foi utilizado o meio TSA + glicose, e em seguida foram incubadas a 37°C por 48 horas. Analisando os resultados das quatro bactérias nos diferentes meios, pode-se observar que os valores de D diminuem drasticamente com o aumento da temperatura e consequentemente reduz-se o tempo do tratamento térmico. A bactéria Staphylococcus aureus apresentou em meio neutro D50°C= 22,88 minutos, D55°C= 6,64 minutos e D60°C= 1,36 minutos, para meio ácido D50°C= 8,64 minutos, D55°C= 5,21 minutos, D60°C= 1,11 minutos e valores de z iguais à zpH7= 8,16°C e zpH3,5= 11,26°C. A Salmonella obteve valores D iguais à D50°C= 15,75 minutos, D55°C= 9,38 minutos, D60°C= 0,9 minutos em meio neutro e para meio ácido D50°C= 10,81 minutos, D55°C= 5,78 minutos, D60°C= 1,01 minutos, e valores de z iguais à zpH7= 8,06°C e zpH3,5= 9,72°C. Já a Escherichia coli apresentou para meio neutro D50°C= 16,97 minutos, D55°C= 6,47 minutos, D60°C= 0,89 minutos e para meio ácido D50°C= 16,20 minutos, D55°C= 4,18 minutos, D60°C= 1,53 minutos e valores de z iguais à zpH7= 7,83°C e zpH3,5= 9,76°C. A Listeria monocytogenes apresentou em meio neutro D50°C= 15,03 minutos, D55°C= 8,77 minutos, D60°C= 1,68 minutos e para meio ácido D50°C= 30,58 minutos, D55°C= 12,53 minutos, D60°C= 2,25 minutos e valores de z iguais à zpH7= 10,52°C e zpH3,5= 8,82°C. As bactérias Listeria monocytogenes e Staphylococcus aureus são as mais resistentes ao tratamento térmico, quando comparado com a Escherichia coli e Salmonella em meio com pH 7. Para o meio ácido pH 3,5 a bactéria Staphlococcus aureus foi a mais resistente seguida da Escherichia coli, Salmonella e Listeria monocytogenes respectivamente. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Federal de Lavras | - |
| Publicador: dc.publisher | UFLA | - |
| Publicador: dc.publisher | brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Departamento de Ciência dos Alimentos | - |
| Direitos: dc.rights | acesso aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Staphylococcus aureus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Salmonella | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Listeria monocytogenes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Alimentos - Indústria | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escherichia coli | - |
| Título: dc.title | Estudo cinético de bactérias de interesse na indústria de alimentos | - |
| Título: dc.title | Kinetic study of bacteria of interest in the food industry | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | TCC | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras (RIUFLA) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: