
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Souza, Débora Elisa de | - |
| Autor(es): dc.creator | Ticle, Erika Mara Nogueira de Santana | - |
| Autor(es): dc.creator | Monteiro, Julia Amorim | - |
| Autor(es): dc.creator | Nascimento Junior, Antonio Fernandes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-02-09T12:26:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-02-09T12:26:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.ufla.br/handle/1/50610 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.17271/1980082717420213056 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1161422 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como objetivo analisar uma prática pedagógica buscando entender as potencialidades da mesma para a promoção de uma reflexão crítica acerca do tema Lixo. A prática foi desenvolvida no âmbito da disciplina de Ciência e Culturas Descolonizadoras ofertada no modelo de Ensino Remoto, devido a pandemia da COVID-19,no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Ambiental de uma Universidade Federal. Para isso, foram tomadas como dados avaliações feitas por bolsistas do Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que após assistirem ao vídeo, responderam a seguinte questão: quais os pontos positivos e os pontos a serem melhorados na prática. Dessa forma, esse trabalho se enquadra na chamada Metodologia Qualitativa de Pesquisa e as respostas foram analisadas utilizando a Análise de Conteúdo e, mais especificamente, a categorização temática. Após a análise, foi possível encontrar três categorias que são: “Poema como potencializador da prática”, “Abordagem transdisciplinar” e “Problematização”. Sendo assim, é possível considerar que a prática cumpriu seu papel para promover uma reflexão crítica acerca da temática do lixo, uma vez que tomou como base a Educação Ambiental Crítica e trouxe aarte para problematizar questões ligadas à temática,provocando reflexões contextualizadas que transcendem a forma como a temática é abordada comumente. | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista | - |
| Direitos: dc.rights | restrictAccess | - |
| ???dc.source???: dc.source | Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lixo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental crítica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jesus, Carolina Maria de, 1914-1977 | - |
| Título: dc.title | Developing know-how to deal with trash: Analysis of an online pedagogical practice in times of pandemic | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Artigo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras (RIUFLA) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: