
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Gustavo Costa de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Joaquim, Nathalia de Fátima | - |
| Autor(es): dc.contributor | Valadão, José de Arimatéia Dias | - |
| Autor(es): dc.creator | Queiroz, Marilene Gonçalves | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-02-09T12:25:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-02-09T12:25:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-16 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.ufla.br/handle/1/39812 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1160893 | - |
| Descrição: dc.description | A população cuiabana apresenta uma relação diferente com a Copa FIFA-2014. Apesar da relação estabelecida de patriotismo durante a sua realização, o evento explora bens culturais, como o esporte para fins comerciais e de produção de forma alienada e não “esclarecida”, tornando-se um objeto de manipulação da sociedade em massa. Até mesmo o assistir os jogos e o jogar passa a ser um produto que é muito bem vendido, seja pelo Estado ou pelas empresas privadas envolvidas nos processos de produção do megaevento esportivo como meio de manipulação social. É importante ressaltar e estabelecer um olhar mais aprofundado, buscando melhores compreensões do fenômeno como um todo e, mesmo na era do consumismo, tentar fazer com que a população desperte o pensamento crítico a respeito deste evento. A teoria de Theodor Adorno trouxe um olhar enriquecedor para uma análise mais aprofundada das mazelas estabelecidas e deixadas pela Copa FIFA-2014. O conceito de “indústria cultural” foi capaz de promover reflexões esclarecedoras acerca de tal fenômeno. Para realizar este estudo, foi realizada uma pesquisa de campo com registro em diário de campo, entrevista com voluntários, pessoas que trabalharam durante o evento e empresários com comércios próximos às obras destinadas à realização do evento. A análise de conteúdo dos dados foi realizada seguindo categorias de conceitos colocados no contexto da indústria cultural, de acordo com as respostas e assuntos que surgiram durante a coleta. O contexto de indústria cultural permanece atual, sendo capaz de desencadear reflexões riquíssimas, tanto no âmbito social como cultural, político e econômico. Apesar dos voluntários trocarem parte de seu tempo destinado ao seu descanso para ajudar a organizar a Copa FIFA-2014, esta foi capaz de os proporcionar maior interação cultural. Devido ao contexto político vivenciado no Brasil, os sujeitos apresentaram senso crítico no momento “pós Copa”. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Federal de Lavras | - |
| Publicador: dc.publisher | UFLA | - |
| Publicador: dc.publisher | brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Departamento de Administração e Economia | - |
| Direitos: dc.rights | acesso aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Indústria Cultural | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Eventos esportivos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Federação Internacional de Futebol (FIFA) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Copa do Mundo FIFA-2014 | - |
| Título: dc.title | Por fora bela viola, por dentro pão bolorento: reflexões sobre a implementação do megaevento Copa do Mundo FIFA-2014, em Cuiabá-MT | - |
| Título: dc.title | Outside beautiful viola, inside bolorento bread: reflections on the implementation of megaevent the World Cup FIFA-2014, in Cuiabá-MT | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | TCC | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras (RIUFLA) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: