
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Martins, Ronei Ximenes | - |
| Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Cláudia Maria | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-02-09T12:20:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-02-09T12:20:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-07-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-07-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.ufla.br/handle/1/11391 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/398/342 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1159202 | - |
| Descrição: dc.description | RBPG, Brasília, v. 10, n. 20, p. 423 - 446, julho de 2013.| Experiências424Martins e Ribeiro / Mestrado profissional em Educação e inovação na prática docenteespontânea ou esporádica. São discutidos os conceitos de mestrado profissional e inovação no âmbito educacional; é apresentado o projeto pedagógico, sua organização, bem como os elementos que viabilizam a inovação na atuação profissional; além da experiência vivenciada até o momento e os aprimoramentos possíveis.Palavras-chave: Inovação Educacional. Formação de Professores. Pós-Graduação. Projeto Pedagógico.AbstractThe article presents the experience of planning and implementing a Professional Master’s Degree for teacher education, focusing on the application of knowledge grounded in research, critical/reflective thinking and pedagogical innovation. The approach studied seeks to overcome differences and antagonisms between the Academic and the Professional Master’s Degree and focuses on the components that distinguish an innovation: a) alterations in current practice and b) an intentional, systematic and planned character, as opposed to spontaneous and sporadic changes. The article discusses the concepts of Professional Master’s Degree and innovation in education, presents the pedagogical project, its organization and the elements that allow for innovation in teaching, relates the experience until the present moment, and identifies possible improvements. | - |
| Descrição: dc.description | O artigo apresenta a experiência de planejamento e implantação de um mestrado profissional em Educação destinado à formação docente, com ênfase na aplicação de conhecimentos para a atuação profissional, porém, alicerçada na pesquisa, no pensamento reflexivo/crítico e na inovação pedagógica. A abordagem adotada para o relato busca superar as diferenças e os antagonismos entre mestrados acadêmicos e profissionais e se foca nos componentes que distinguem uma inovação: a) a alteração de sentido da prática corrente; e b) o caráter intencional, sistemático e planejado, em contraponto à mudança espontânea ou esporádica. São discutidos os conceitos de mestrado profissional e inovação no âmbito educacional; é apresentado o projeto pedagógico, sua organização, bem como os elementos que viabilizam a inovação na atuação profissional; além da experiência vivenciada até o momento e os aprimoramentos possíveis. | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes) | - |
| Direitos: dc.rights | restrictAccess | - |
| ???dc.source???: dc.source | Revista Brasileira de Pós-Graduação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inovação educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pós-graduação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Projeto pedagógico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational innovation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teacher education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Graduate studies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical project | - |
| Título: dc.title | Mestrado profissional em Educação e inovação na prática docente | - |
| Título: dc.title | Professional master’s degree in Education and innovation in teaching practice | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Artigo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras (RIUFLA) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: