
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Denis Renato | - |
| Autor(es): dc.contributor | Amancio, Julia Moretto | - |
| Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Denis Renato | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Ana Carolina Zamogler | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-02-09T12:19:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-02-09T12:19:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-03-10 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.ufla.br/handle/1/36626 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1158921 | - |
| Descrição: dc.description | A presente pesquisa foi elaborada com o objetivo de analisar o processo de execução dos serviços de Proteção Social Básica (PSB) no município de Lavras- MG em termos de adequação às diretrizes da Política Nacional de Assistência Social, gerenciamento e implementação, suporte/recursos disponíveis e resultados alcançados. E para isso foi feito um estudo sobre como se configura a gestão de todos os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do município. As variáveis selecionadas para a análise foram : Conhecimento, por parte dos profissionais, das diretrizes do SUAS e da Tipificação; Disponibilidade de recursos humanos, materiais e de estrutura que dispunham os CRAS; Dificuldades encontradas para a execução dos serviços nos CRAS; Colaboração de outros setores para a prestação dos serviços nos CRAS; Divulgação da informação para a população, dos serviços prestados no CRAS; Os três tipos de serviços que compõem a PSB; Eficiência na execução do Serviço de PSB no Município. O presente estudo é de caráter exploratório e se classifica como qualitativo-descritivo, nele utilizou-se análise de dados, observação participante, questionário semi- estruturado e entrevista.Os resultados encontrados apresentaram alguns empecilhos na gestão municipal que dificultam a execução dos serviços e a obtenção de resultados. Dentre as dificuldades foram identificadas carência de suporte, para se conseguir combater a vulnerabilidade social no município , problemas financeiros e de gestão acabam ocasionando dificuldades na execução dos serviços e no suporte necessário para o seu funcionamento. Em contrapartida, identificou-se que a os profissionais da área tem competência para a execução do serviço e o conhecimento para lidar com diversos tipos de situações; e foi identificado também que a população tem o conhecimento dos serviços à que tem direito. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Federal de Lavras | - |
| Publicador: dc.publisher | UFLA | - |
| Publicador: dc.publisher | brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Departamento de Administração e Economia | - |
| Direitos: dc.rights | acesso aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Centro de Referência da Assistência Social | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Proteção Social Básica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Política Nacional de Assistência Social | - |
| Título: dc.title | A Política Nacional de Assistência Social (PNAS) no município de Lavras: interfaces da Proteção Social Básica | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | TCC | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras (RIUFLA) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: