
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Bruzi, Alessandro Teodoro | - |
| Autor(es): dc.creator | Benda, Rodolfo Novellino | - |
| Autor(es): dc.creator | Palhares, Leandro Ribeiro | - |
| Autor(es): dc.creator | Fialho, João Vítor Alves Pereira | - |
| Autor(es): dc.creator | Ugrinowitsch, Herbert | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-02-09T12:14:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-02-09T12:14:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.ufla.br/handle/1/39309 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1157196 | - |
| Descrição: dc.description | This experiment investigated the effect of number of visual demonstrations on the acquisition of discrete motor skill. Seventyfour college students of both sex participated in this study. The participants observed a visual model twice or ten times. In the acquisition phase, the participants were asked to throw a dart with postero-anterior movement into a circle target until reach a learning criterion. In transfer tests no difference between groups was found in the analysis of score. However, ten demonstrations were more effective than twice as regards performance of the correct pattern of movement and the number of subjects who reached the performance criterion. The results indicate a similar effect of the both number of demonstrations in the performance and dart throwing learning and both conditions influence subject’s capacity to detect relevant information to perform the task. | - |
| Descrição: dc.description | Este experimento investigou os efeitos do número de demonstrações na aquisição de uma habilidade motora discreta. Setenta e quatro universitários, de ambos os sexos, participaram desse estudo. Os participantes observaram um modelo duas ou dez vezes. Na fase de aquisição, os participantes foram requisitados a lançar um dardo por meio de um movimento antero-posterior em um alvo circular até atingir um desempenho critério. Não foram identificadas diferenças na aprendizagem entre os grupos na análise do escore. Contudo, dez demonstrações estimularam melhor do que duas demonstrações no que diz respeito ao desempenho do padrão correto e ao número de sujeitos que atingiram o desempenho critério. Os resultados indicam um efeito similar de ambos os números de demonstrações no desempenho e aprenizagem do arremesso de dardo de salão e que ambas as condições estimularam a capacidade dos aprendizes de detectarem informações relevantes para desempenhar a tarefa. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual de Maringá | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution 4.0 International | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution 4.0 International | - |
| Direitos: dc.rights | acesso aberto | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| ???dc.source???: dc.source | Journal of Physical Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem motora | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Modelação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arremesso de dardo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Habilidade motora | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Motor learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Modeling | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dart throwing | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Motor skill | - |
| Título: dc.title | Discrete motor skill acquisition: effect of number of visual demonstrations | - |
| Título: dc.title | Aquisição de habilidade motora discreta: efeito do número de demonstrações | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Artigo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras (RIUFLA) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: