
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Pereira, Adayane Aparecida | - |
| Autor(es): dc.creator | Araújo, Emiliane Andrade | - |
| Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Lorena | - |
| Autor(es): dc.creator | Passos, Flávia Regina | - |
| Autor(es): dc.creator | Botrel, Diego Alvarenga | - |
| Autor(es): dc.creator | Bernardes, Patrícia Campos | - |
| Autor(es): dc.creator | Fialho Júnior, José Felício Queiroz | - |
| Autor(es): dc.creator | Andrade, Nélio José de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-02-09T12:06:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-02-09T12:06:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-12-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-12-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012-10-05 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.ufla.br/handle/1/4760 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/15177 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1154366 | - |
| Descrição: dc.description | Sanitizantes químicos são utilizados na higienização de superfícies que entram em contato com os alimentos, de forma a eliminar patógenos e reduzir deterioradores assegurando a inocuidade dos alimentos para os consumidores. Atualmente, tem-se o interesse no desenvolvimento de novos antimicrobianos, em razão do aumento no número de bactérias resistentes. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi otimizar a produção de nanopartículas de prata a partir de uma nova síntese, bem como avaliar sua capacidade antimicrobiana por diferentes metodologias. Observou-se que o rendimento na produção das nanopartículas de prata aumentou à medida que a concentração do surfactante usado na dispersão foi também aumentada, isto pode ser explicado pelo fato da reação de formação das nanopartículas se caracterizar como uma catálise micelar. Pelos resultados obtidos no teste de adesão bacteriana, observou- se que a adesão de Staphylococcus aureus e Listeria innocua foi menor nas superfícies condicionadas com as nanopartículas de prata. As nanopartículas de prata também foram capazes de reduzir o número de bactérias aderidas em diferentes superfícies de aço inoxidável, superfícies estas, comumente utilizadas nas indústrias de alimentos. Portanto, as nanopartículas de prata obtidas por uma nova síntese apresentam-se eficientes como agentes antimicrobianos, com potencial uso como sanitizantes, na indústria de alimentos. | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia (UFU) | - |
| Direitos: dc.rights | acesso aberto | - |
| ???dc.source???: dc.source | Bioscience Journal | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Nanopartículas de prata | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Antimicrobiano | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Adesão | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sanitizante | - |
| Título: dc.title | Otimização da produção de nanopartículas de prata utilizando nova síntese e avaliação da sua ação sanitizante | - |
| Título: dc.title | Optimization of production of silver nanoparticles produced by new synthesis and evaluation of its sanitizing action | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Artigo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras (RIUFLA) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: