
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Suart, Rita de Cassia | - |
| Autor(es): dc.creator | Marcondes, Maria Eunice Ribeiro | - |
| Autor(es): dc.creator | Lamas, Maria Fernanda Penteado | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-02-09T12:05:08Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-02-09T12:05:08Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.ufla.br/handle/1/40978 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc32_3/10-AF-8109_novo.pdf | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1153988 | - |
| Descrição: dc.description | Algumas pesquisas em ensino de Química têm destacado a importância do uso de atividades experimentais investigativas para o desenvolvimento de habilidades cognitivas nos alunos e para um aumento na participação destes no processo de aprendizagem. Assim, este trabalho tem como objetivo discutir e refletir as potencialidades dessas atividades, investigando uma experiência de ensino sobre o conceito de temperatura de ebulição desenvolvida com alunos da 1ª série do ensino médio de uma escola pública da cidade de São Paulo. Foi observado que os alunos manifestam habilidades cognitivas de ordem mais alta, como elaboração de hipóteses, e também apresentam certa dificuldade em compreender a relação entre tempo e temperatura. | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade de São Paulo (USP), Instituto de Química (IQ) | - |
| Direitos: dc.rights | restrictAccess | - |
| ???dc.source???: dc.source | Química Nova na Escola | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Experimentação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Atividade investigativa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Temperatura de ebulição | - |
| Título: dc.title | A estratégia “Laboratório Aberto” para a construção do conceito de temperatura de ebulição e a manifestação de habilidades cognitivas | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Artigo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras (RIUFLA) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: