
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Silva, Sandro Pereira da | - |
| Autor(es): dc.creator | Barbosa, Bruno Henrique Groenner | - |
| Autor(es): dc.creator | Ferreira, Danton Diego | - |
| Autor(es): dc.creator | Pereira, Joelma Rezende Durão | - |
| Autor(es): dc.creator | Zorkot, Mouhamed | - |
| Autor(es): dc.creator | Ferreira, Murilo Henrique | - |
| Autor(es): dc.creator | Magalhães, Ricardo Rodrigues | - |
| Autor(es): dc.creator | Néri, Antônio Carlos | - |
| Autor(es): dc.creator | Scinocca, Francisco | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-02-09T11:59:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-02-09T11:59:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.ufla.br/handle/1/59057 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1151906 | - |
| Descrição: dc.description | A presente invenção trata-se de um sistema de monitoramento e otimização de processo de usinagem, a fim de minimizar a interface humana e auxiliar as decisões de processo. Este sistema poderá ser aplicado no ramo industrial em qualquer operação de usinagem comandado numericamente ou mesmo embarcado diretamente nas máquinas operatrizes controladas numericamente. O campo tecnológico engloba as áreas de processos de fabricação e manufatura enxuta. O sistema de monitoramento e otimização do processo de usinagem proposto nesta patente consiste em monitorar e otimizar, na menor taxa de aquisição possível pelo hardware aplicado no processo de usinagem, os dados decorrentes do posicionamento do eixo X, Y e Z (quando utilizados no processo) responsável pelo mergulho da ferramenta à peça, tendo como resposta a variação de tensão, corrente e consequentemente a potência empregada no processo de usinagem, além da deformação linear inserida no conjunto de fixação, ferramenta e máquina operatriz comandada numericamente. | - |
| Direitos: dc.rights | Universidade Federal de Lavras | - |
| Direitos: dc.rights | Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais | - |
| Título: dc.title | Sistema integrador de compensação de deslocamento linear em equipamento comandado numericamente | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras (RIUFLA) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: