
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Tavares, Gilmar | - |
| Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Vítor Hugo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Luciano Mendes dos | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Nádia Luíza Moreira da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-02-09T11:56:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-02-09T11:56:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-10-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-10-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-10-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-02-27 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.ufla.br/handle/1/4512 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1150679 | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Federal de Lavras para obtenção do Certificado de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Formas Alternativas de Energia. | - |
| Descrição: dc.description | Formas Alternativas de Energia | - |
| Descrição: dc.description | O Meio Ambiente ecologicamente equilibrado e a utilização de energia alternativa para a concepção de uma sociedade sustentável são temas de extrema relevância nas discussões políticas e econômicas da atualidade. Defender o quadripé da sustentabilidade, a saber, economicamente viável, ecologicamente correto, socialmente justo e culturalmente adequado, que visa o equilíbrio entre essas variantes, é uma preocupação indispensável para todos aqueles se preocupam e por um mundo melhor, mais limpo e despoluído. O crescimento das sociedades industrializadas sempre esteve pautado pela utilização dos recursos naturais que eram baratos e abundantes, promovendo um desenvolvimento tecnológico e científico nunca antes visto na história do planeta. No entanto, esse crescimento desenfreado acarretou a diminuição da quantidade e da qualidade desses bens, além de aumentar seus custos e provocar danos ambientais sem precedentes. A partir desse contexto, projetos de geração de energia limpa tiveram grandes investimentos, os quais perderam um pouco de força em 2008 devido à crise econômica deflagrada naquele ano. O presente estudo, objetiva discutir a questão energética através da apresentação das potencialidades brasileiras e das possibilidades do país em se lançar como destaque mundial na geração de energia elétrica limpa além de apresentar análises entre a relação dos investimentos de uma nação na área da educação com o desenvolvimento de novas tecnologias no setor energético. Os dados apresentados foram obtidos a partir de consultas, revisões e pesquisas bibliográficas atualizadas. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | acesso aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Energia alternativa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mudança Climática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociedade sustentável | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de qualidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Evolução dos processos industriais | - |
| Título: dc.title | Potencialidades brasileiras no campo das energias alternativas e as correlações dos investimentos em educação para obtenção de novas tecnologias para o setor | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | TCC | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras (RIUFLA) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: