
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Lourenço, Cléria Donizete da Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Lima, Manolita Correia | - |
| Autor(es): dc.creator | Narciso, Eliza Rezende Pinto | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-02-09T11:53:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-02-09T11:53:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-11-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-11-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-11-26 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.ufla.br/handle/1/4678 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1149815 | - |
| Descrição: dc.description | http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnEPQ/enepq_2013/2013_EnEPQ185.pdf | - |
| Descrição: dc.description | A formação do professor universitário tem sido entendida, por força da tradição e ratificada pela legislação, como atinente aos saberes do conteúdo de ensino. Ser docente no ensino superior, no entanto, não é apenas uma questão de domínio de conteúdo. A prática pedagógica de ensino é complexa e contextualizada. Com esse entendimento, procurar-se-á, neste ensaio acadêmico, argumentar em favor da importância da formação pedagógica do professor universitário buscando subsídios na área da educação para desenvolver o argumento. Assim, o objetivo é conhecer como a formação pedagógica do professor universitário é tratada pela legislação e pela literatura acadêmica. | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | acesso aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação pedagógica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Administração | - |
| Título: dc.title | Formação pedagógica no ensino superior: o que diz a legislação e a literatura em Educação e Administração? | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho apresentado em evento | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras (RIUFLA) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: