
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Moreira, Marcelo Sevaybricker | - |
| Autor(es): dc.contributor | Amâncio, Julia Moretto | - |
| Autor(es): dc.contributor | Almeida, Helga do Nascimento de | - |
| Autor(es): dc.creator | Boas, Gabriel da Fonseca Vilas | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-02-09T11:51:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-02-09T11:51:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-25 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.ufla.br/handle/1/40533 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1149000 | - |
| Descrição: dc.description | Pretendeu-se, neste trabalho, averiguar se existe a participação política dos estudantes das universidade brasileiras, apresentando suas formas sempre que possível. Para atingir tal objetivo, foi feita uma revisão bibliográfica. Primeiramente, foi tratado o tema democracia, para resgatar o conceito histórico deste modelo de governo, e aprofundada a democracia representativa, desdobramento do modelo vastamente utilizado atualmente. Em seguida, foi discorrido sobre democracia participativa e democracia deliberativa, e suas formas de participação. Depois destas exposições acerca da democracia, foram incorporados no referencial a participação eleitoral, sendo feito um breve histórico sobre o voto no Brasil, e a participação política, explicando movimentos sociais e o movimento estudantil. São agregados também, nesta parte do trabalho, conceitos que são essenciais para o entendimento dos resultados. Nos resultados deste trabalho são apresentadas as conclusões tiradas após a pesquisa bibliográfica, esclarecendo as formas de participação política dentro das universidades brasileiras, e as modificações ocorridas nesta participação. Por fim, as considerações finais apontam as limitações deste trabalho, acompanhadas de sugestões de aprofundamento de pesquisa, além de trazer sugestões pra esse aprofundamento. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Federal de Lavras | - |
| Publicador: dc.publisher | UFLA | - |
| Publicador: dc.publisher | brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Departamento de Administração e Economia | - |
| Direitos: dc.rights | acesso aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Democracia Participativa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Participação Política | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Movimento Estudantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Universidades | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Democracia | - |
| Título: dc.title | A participação estudantil: um estudo sobre a política interna nas universidades brasileiras | - |
| Título: dc.title | Students participacion: an analysis of brazilian universities’ internal politics | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | TCC | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras (RIUFLA) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: