
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Costa, Poliana de Lima | - |
| Autor(es): dc.creator | Souza, Gislaine Cristina de | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Francielle Pereira | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Cintia Campolina Duarte Rocha da | - |
| Autor(es): dc.creator | Hernandez-Mosquera, Claudio | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Sandro Fernandes da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-02-09T11:47:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-02-09T11:47:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-05 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.ufla.br/handle/1/45787 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.efdeportes.com/efd180/fases-do-ciclo-menstrual-na-forca-muscular.htm | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1147582 | - |
| Descrição: dc.description | Atualmente, existe uma demanda crescente de mulheres em busca da prática de exercícios físicos e seus benefícios, por meio do treinamento com pesos, no qual deve levar em consideração particularidades femininas, como o ciclo menstrual (CM). O CM é dividido em três fases caracterizadas por diferentes níveis hormonais: folicular, ovulatória e lútea. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito das fases do CM na contração isométrica voluntária máxima (CVIM) de membros inferiores. Participaram da amostra nove voluntárias saudáveis, fisicamente ativas, com CM regular e que não faziam uso de contraceptivos orais ou injetáveis. A força muscular foi analisada através da CVIM dos extensores de joelho, em três séries de cinco segundos, na cadeira extensora, respeitando um intervalo de um minuto entre as mesmas. Foi realizada uma análise descritiva, expressada em médias e desvio padrão. Para verificar a distribuição da amostra foi adotado o teste de Shapiro-Wilk. Como a distribuição foi normal, utilizou-se o teste Anova Two-Way e para comprovação o teste post Hock de Tukey. Foram consideradas significativas as análises estatísticas cujo p ≤ 0,05. Como resultado, podemos observar um aumento significativo da CVIM dos músculos extensores dos joelhos, entre a fase folicular e lútea. Acreditamos que a alta concentração de estrogênio pode resultar na força muscular melhorada no pós-ovulatória em comparação com a pré-ovulatória. Pode-se concluir que as fases do CM podem influenciar no desempenho da força muscular dos membros inferiores nas mulheres. A fase lútea foi analisada como a fase de maior força muscular. | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | EFDeportes.com | - |
| Direitos: dc.rights | restrictAccess | - |
| ???dc.source???: dc.source | Lecturas Educación Física y Deportes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciclo menstrual | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Força | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Contração voluntária isométrica máxima | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fuerza | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Contracción voluntaria isométrica máxima | - |
| Título: dc.title | Influência das diferentes fases do ciclo menstrual na força muscular em membros inferiores | - |
| Título: dc.title | La influencia de las diferentes fases del ciclo menstrual en la fuerza muscular en miembros inferiores | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Artigo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras (RIUFLA) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: