
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Mendes, Marcelo Cruz | - |
| Autor(es): dc.creator | Von Pinho, Renzo Garcia | - |
| Autor(es): dc.creator | Machado, José da Cruz | - |
| Autor(es): dc.creator | Albuquerque, Carlos Juliano Brant | - |
| Autor(es): dc.creator | Falquete, Júlio Cesar Fabro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-02-09T11:40:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-02-09T11:40:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-10-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015-04-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015-04-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015-04-30 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542011000500010 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.ufla.br/handle/1/7456 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1144989 | - |
| Descrição: dc.description | O uso sucessivo de híbridos de milho com resistência variada aos fungos causadores de podridão de grãos tem causado aumento na importância dessas doenças a cada safra. Conduziu-se este trabalho com o objetivo de avaliar pelo teste de sanidade (blotter test) a severidade do fungo Fusarium verticilioides e a incidência dos fungos Stenocarpella maydis e Stenocarpella macrospora em grãos de milho, oriundos de híbridos comerciais, com e sem a inoculação artificial a campo, em dois sistemas de cultivo, convencional e sistema de semeadura direta e em dois anos agrícolas. O experimento foi conduzido a campo, em blocos casualizados, com três repetições. Em laboratório, foram avaliadas, pelo método de "blotter test", a severidade do fungo F. verticilioides e a incidência dos fungos S. maydis e S. macrospora causadores de podridões de espiga. A avaliação pelo teste de sanidade (blotter test) evidenciou a diferença entre os híbridos quanto a reação aos fungos F.verticilioides, S. maydis e S. macrospora. Houve influência do híbrido, da safra agrícola e do sistema de cultivo sobre a infecção dos fungos causadores de podridões de espigas, sendo que o sistema plantio direto favorece o aumento dos fungos responsáveis pelos grãos ardidos em milho. A utilização da inoculação artificial, em campo, visando a selecionar genótipos resistentes aos fungos causadores do "complexo de grãos ardidos" é eficiente. | - |
| Formato: dc.format | text/html | - |
| Publicador: dc.publisher | Editora da Universidade Federal de Lavras | - |
| ???dc.source???: dc.source | Ciência e Agrotecnologia v.35 n.5 2011 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Grãos ardidos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Zea mays | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Blotter test | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fusarium verticillioides | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Stenocarpella spp. | - |
| Título: dc.title | Qualidade sanitária de grãos de milho com e sem inoculação a campo dos fungos causadores de podridões de espigas | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | journal article | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras (RIUFLA) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: