
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Freire, André Pimenta | - |
| Autor(es): dc.contributor | Grutzmann, André | - |
| Autor(es): dc.contributor | Monserrat Neto, José | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Stéphano Wallace Saraiva e | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-02-09T11:36:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-02-09T11:36:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-11-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-11-25 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.ufla.br/handle/1/10712 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1143401 | - |
| Descrição: dc.description | Não há abstract | - |
| Descrição: dc.description | Aplicações de Internet Ricas (RIA) são aplicações Web que possuem características de interatividade comuns com aplicações desktop convencionais. Em muitos dos casos, existem problemas em tais aplicações no tocante à acessibilidade para usuários com algum tipo de deficiência. jQuery é uma biblioteca projetada para simplificar a maneira de se usar JavaScript na criação de websites. Esta possui uma biblioteca voltada especialmente para elementos de interface de usuário chamada jQuery UI, que possibilita por exemplo a criação de widgets e efeitos visuais. O objetivo do trabalho apresentado nesta monografia foi de avaliar a biblioteca jQuery UI e verificar se ela se adequa às especificações da WAI-ARIA (Iniciativa de Acessibilidade Web - Aplicações de Internet Ricas Acessíveis). Para efetuar a avaliação, foi implementado um protótipo de aplicação Web utilizando as linguagens HTML, CSS e componentes de interface da biblioteca jQuery UI. Feito o protótipo, foi verificado que os widgets analisados se comportaram de forma diferente dependendo do navegador e do leitor de tela utilizados. Com os resultados obtidos constatou-se que a biblioteca jQuery UI ainda necessita de melhorias na acessibilidade, sendo que grande parte destas já foram implementadas por terceiros (via alteração do código-fonte ou inserção de plugins) e apenas necessitam ser inseridas à biblioteca principal. Devido a estes resultados, desenvolvedores devem atentar a alguns detalhes ao utilizar a biblioteca jQuery UI, como por exemplo, se o elemento inserido pode ser utilizado via teclado e se fornece feedback sonoro ao modificar seu estado. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Não há programa de Pós-Graduação | - |
| Publicador: dc.publisher | UFLA | - |
| Publicador: dc.publisher | brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Ciência da Computação | - |
| Direitos: dc.rights | acesso aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | jQuery | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Rich Internet Applications | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Não há áreas de conhecimento de acordo com a tabela do CNPq | - |
| Título: dc.title | Avaliação da adequação da biblioteca jquery ui com as recomendações de acessibilidade para aplicações de internet ricas | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | TCC | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras (RIUFLA) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: