
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Barbosa, João Paulo Rodrigues Alves Delfino | - |
| Autor(es): dc.creator | Martins, Giordane Augusto | - |
| Autor(es): dc.creator | Ferreira, Rafael Teixeira | - |
| Autor(es): dc.creator | Pennacchi, João Paulo | - |
| Autor(es): dc.creator | Souza, Vinícius Fernandes de | - |
| Autor(es): dc.creator | Soares, Angela Maria | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-02-09T11:36:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-02-09T11:36:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-03-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-03-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012-09 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.ufla.br/handle/1/12413 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.coffeescience.ufla.br/index.php/Coffeescience/article/view/368 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1143377 | - |
| Descrição: dc.description | Os métodos de estimativa do índice de área foliar (IAF) utilizados para cafeeiros (Coffea arabica L.) apresentamlimitações relacionadas à representação de particularidades da cultura que afetam o IAF no tempo e no espaço. Desenvolveuseeste trabalho objetivando propor um método de estimativa do IAF de forma a reduzir essas limitações. Foram utilizadoscafeeiros em fase produtiva, de cultivos da região de Lavras-MG, das variedades Mundo Novo e Catuaí, coletados durantea estação seca e a estação chuvosa de 2010 a 2011. Nessas plantas avaliou-se a altura a partir do nível do solo, comprimentototal de ramos plagiotrópicos, o comprimento da região sem folhas na copa e o IAF. Esses dados foram utilizados paraestimar o volume de folhas das plantas e, posteriormente, para a obtenção de equações que descrevem o comportamento doIAF em função do volume de folhas. Verificaram-se três ajustes das variações de IAF em função do volume de folhas:comportamento linear, expolinear e sazonal. Os três modelos apresentaram estimativas realistas, quando aplicados emcafeeiros do município de Três Pontas-MG. Potencialmente, os modelos podem ser aplicados na estimativa do IAF de umaplanta isolada ou para parcelas homogêneas. Possuem a vantagem de uma representação mais realista da forma da planta notempo e no espaço em comparação com métodos semelhantes. Com o método proposto, espera-se atender demandas demodelos de previsão de produtividade de cafeeiros, reduzindo as limitações observadas nos métodos comumente utilizadospara a determinação do IAF. | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Federal de Lavras | - |
| Direitos: dc.rights | restrictAccess | - |
| ???dc.source???: dc.source | Coffee Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biometria | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Índice de área foliar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cafeeiro - Volume do dossel | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Coffea arabica L. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Café - Cultivo | - |
| Título: dc.title | Estimativa do IAF de cafeeiro a partir do volume de folhas e arquitetura da planta | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Artigo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras (RIUFLA) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: