
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Silva, Danielle Cristine | - |
| Autor(es): dc.creator | Vieira, Mauricéia Silva de Paula | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-02-09T11:35:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-02-09T11:35:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.ufla.br/handle/1/38130 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://linhamestra24.files.wordpress.com/2014/07/linha_mestra_24_19_cole_03_comunicacoes_claudia_diana.pdf | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1142876 | - |
| Descrição: dc.description | A presente pesquisa socializa resultados parciais do projeto vinculado à FAPEMIG/CAPES intitulado “Letramento digital: diagnóstico sobre o uso das tecnologias no ensino da leitura em escolas públicas mineiras” cujo principal objetivo é investigar a apropriação das tecnologias digitais como parte do trabalho com a leitura em sala de aula. No desenvolvimento do quadro teórico foram utilizadas as contribuições de Coscarelli (2010), Dionísio (2002), Koch (2002), Levy (1993), Rojo (2009), Solé (1998) e Xavier (2005). Os resultados apontam que as tecnologias digitais são pouco utilizadas no âmbito escolar, ora pela não apropriação do aparato por parte dos docentes, ora pela estrutura escolar não viabilizar o trabalho. | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Associação de Leitura do Brasil (ALB) | - |
| Direitos: dc.rights | restrictAccess | - |
| ???dc.source???: dc.source | Linha Mestra | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Letramento digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias digitais | - |
| Título: dc.title | O letramento digital: investigando o uso das tecnologias digitais no ensino da leitura | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Artigo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras (RIUFLA) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: