
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Saad,João Carlos Cury | - |
| Autor(es): dc.creator | Biscaro,Guilherme Augusto | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-02-09T11:21:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-02-09T11:21:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2007-10-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015-04-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015-04-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015-04-30 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542007000500045 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.ufla.br/handle/1/6539 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1139236 | - |
| Descrição: dc.description | Objetivou-se com este trabalho, desenvolver modelos de programação não-linear para sistematização de terras, aplicáveis para áreas com formato regular e que minimizem a movimentação de terra, utilizando o software GAMS para o cálculo. Esses modelos foram comparados com o Método dos Quadrados Mínimos Generalizado, desenvolvido por Scaloppi & Willardson (1986), sendo o parâmetro de avaliação o volume de terra movimentado. Concluiu-se que, ambos os modelos de programação não-linear desenvolvidos nesta pesquisa mostraram-se adequados para aplicação em áreas regulares e forneceram menores valores de movimentação de terra quando comparados com o método dos quadrados mínimos. | - |
| Formato: dc.format | text/html | - |
| Publicador: dc.publisher | Editora da Universidade Federal de Lavras | - |
| ???dc.source???: dc.source | Ciência e Agrotecnologia v.31 n.5 2007 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | sistematização | - |
| Palavras-chave: dc.subject | programação não-linear | - |
| Palavras-chave: dc.subject | gradiente continuamente variável | - |
| Título: dc.title | Utilização de modelos de programação não-linear para sistematização de terras para irrigação em áreas regulares | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | journal article | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras (RIUFLA) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: