
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Sousa, Francine Aparecida | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Enilson de Barros | - |
| Autor(es): dc.creator | Campos, Alessandro Torres | - |
| Autor(es): dc.creator | Gandini, Andrezza Mara Martins | - |
| Autor(es): dc.creator | Corrêa, Juliano Miari | - |
| Autor(es): dc.creator | Grazziotti, Paulo Henrique | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-02-09T11:19:02Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-02-09T11:19:02Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.ufla.br/handle/1/11623 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/21872 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1138288 | - |
| Descrição: dc.description | Uma alternativa viável para a destinação dos dejetos líquidos de suínos (DLS) é a distribuição como biofertilizantes em solos cultivados, após um adequado tratamento. Este trabalho teve como objetivo avaliar as alterações nos atributos microbianos de um solo cultivado com café após aplicação de diferentes doses de dejetos líquidos de suínos tratados em sistema de lagoas de estabilização em série. O estudo foi realizado na Fazenda Yamaguchi em um Argissolo Vermelho Amarelo no município de Diamantina, Minas Gerais. Os tratamentos foram constituídos de aplicação de 0, 125, 250, 500 kg ha-1 N na forma de efluentes e 250 kg ha-1 de sulfato de amônia (convencional) em solo cultivado com café. As amostras de solo foram coletadas, na camada de 0-10 cm de profundidade, nas seguintes épocas: antes, 30, 60 e 90 dias após a adubação. Foram avaliados a produção do cafeeiro, a respiração basal e o carbono da biomassa microbiana, e determinado o quociente metabólico. As amostras de 60 e 90 dias após a adubação apresentou diferença em relação à amostra controle, favorecendo incrementos na biomassa e na atividade microbiana. Observa-se que a aplicação de 125 kg de N ha ano-1 ano-1 de DLS é a melhor dose, por apresentar produção significativamente equivalente à produtividade de grãos da dosagem de 250 kg de N ha ano-1 de SA. Desse modo, em longo prazo, as aplicações consecutivas de dejetos líquidos de suínos, em solo cultivado com café, tendem a melhorar os atributos microbianos do solo. Os DLS podem ser utilizados junto com a adubação convencional para a cultura do café. | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | - |
| Direitos: dc.rights | restrictAccess | - |
| ???dc.source???: dc.source | Bioscience Journal | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Atividade microbiana | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biofertilizante | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Carbono da biomassa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lagoas de estabilização | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Resíduos de suínos | - |
| Título: dc.title | Atividade microbiana e produção da lavoura cafeeira após adubação com dejetos líquidos de suínos | - |
| Título: dc.title | Microbial activity and production of coffee crops after fertilization with pig slurry | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Artigo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras (RIUFLA) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: