
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Alvarenga, Maxmiller | - |
| Autor(es): dc.creator | Costa, Yasmmin Tadeu | - |
| Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Bruno Teixeira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2026-02-09T11:17:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2026-02-09T11:17:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.ufla.br/handle/1/36985 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1137907 | - |
| Descrição: dc.description | http://prp.ufla.br/ciuflasig/generateResumoPDF.php?id=11268 | - |
| Descrição: dc.description | O aquecimento do solo pode afetar os seus atributos físicos, como a resistência tênsil (RT). A RT reflete o quão propenso é um agregado do solo à ruptura. Objetivou-se com este trabalho avaliar o efeito do aquecimento, em condições laboratoriais, na RT de agregados de diferentes Latossolos. Foram utilizados agregados de 12 mm a 19 mm de seis Latossolos: Latossolo Vermelho Amarelo Distrófico (LVAd1 e LVAd2); Latossolo Vermelho Amarelo ácrico (LVAw); Latossolo Vermelho Acriférrico (LVwf); Latosolo Vermelho Distroférrico (LVdf) e Latossolo Vermelho Distrófico (LVd). Os agregados foram secados ao ar e com uso de uma lixa tiveram suas arestas suavizadas objetivando-se obter um formato esférico. Em forno mufla, os agregados foram submetidos durante 30 minutos às seguintes temperaturas (º C): 20 (controle – temperatura média anual), 100, 200, 300, 400, 500 e 600. Para cada repetição foram utilizados 10 agregados. Para determinação da RT uma haste de 9 cm de comprimento, 0,5 cm de diâmetro e dotada de uma ponta cilíndrica de 2 cm de diâmetro foi adaptada a um penetrômetro de bancada. Cada agregado foi submetido ao contato com a ponta da haste, a qual se deslocou a uma velocidade de 0,3 mm s-1. Por meio de uma célula de carga e sistema computadorizado, foram registrados os valores da força (kgf) até o momento da ruptura do agregado. Após a ruptura dos agregados, os mesmos foram secados em estufa a 105º C por 24 horas para determinação da umidade. Para cada agregado, a RT (kPa) foi calculada de acordo com a equação: RT = 0,576*P/D2, onde P é a força (kgf) necessária para ruptura do agregado e D é o diâmetro médio efetivo. O aquecimento tornou os agregados mais susceptíveis à ruptura. As temperaturas de 100º C e 200° C não foram suficientes para reduzir a RT. Entretanto, a partir de 300°C reduções significativas para os solos LVAd1, LVAd2, LVdf e LVd foram observadas. Já para os solos LVAw e LVwf uma redução significativa foi notada apenas a partir de 500°C. Com o máximo aquecimento (600º C), a RT foi reduzida em 27 kPa (LVAw e LVwf) e 91 KPa (LVAd1). A redução da RT em todos os solos indica menor capacidade suporte de pressão dos agregados do solo com o aquecimento, devido, principalmente, à queima da matéria orgânica do solo. Isso pode favorecer a ruptura dos agregados em condições naturais. Agregados maiores podem ser mais facilmente rompidos pelo pisoteio animal ou tráfego de máquinas a agregados menores, sendo esses mais propensos ao transporte pela enxurrada. | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | restrictAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Solos tropicais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matéria orgânica do solo | - |
| Título: dc.title | Resistência tênsil de latossolos afetados pelo aquecimento | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho apresentado em evento | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras (RIUFLA) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: