LIVRO DE RESUMOS DO I ENCONTRO DE MATEMÁTICA DE CAMPOS SALES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, DANILO FERREIRA DA-
Autor(es): dc.contributor.authorRIBEIRO, DENISE APARECIDA ENES-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, JÁDERSON CAVALCANTE DA-
Autor(es): dc.contributor.authorSINDEAUX, JOYCE SARAIVA-
Autor(es): dc.contributor.authorFERNANDES, LUCAS MACHADO-
Autor(es): dc.contributor.authorFIGUEIRÊDO, MARIA DE FÁTIMA CALDAS DE-
Autor(es): dc.contributor.authorALENCAR, MARIA DE FÁTIMA DE SOUSA-
Autor(es): dc.contributor.authorMAGALHÃES, WILLAMES FERREIRA DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-25T21:11:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-25T21:11:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133796-
Resumo: dc.description.abstractA Universidade Regional do Cariri (URCA) realizou, entre os dias 30 e 31 de outubro de 2025, o I Encontro de Matemática de Campos Sales, sob a temática “Perspectivas de Formação de Professores de Matemática”. Dessa iniciativa nasceu esta obra, que reúne um conjunto de vinte resumos distintos. Este registro acadêmico expressa a pluralidade de concepções, experiências e práticas que fortalecem a produção científica desenvolvida no interior do Ceará, reafirmando o compromisso dessa instituição com o avanço da ciência. Essa coletânea configura-se como a materialização de um esforço coletivo que busca articular teoria e prática, conhecimento e sensibilidade. No conjunto das produções apresentadas, três grupos temáticos estruturam a organização desta obra. De um lado, o Grupo Temático I – Matemática Científica, Modelagem e Aplicações Computacionais, que reúne os capítulos 01, 04, 05, 07, 08, 09, 11, 16, 17, 18, 19 e 20, evidencia o vigor das abordagens voltadas à Matemática como linguagem científica e tecnológica. As produções deste grupo ressaltam o potencial da Matemática para interpretar, representar e conceber o conhecimento tanto em seus aspectos internos — teóricos e formais — quanto em suas aplicações práticas. Por outro lado, o Grupo Temático II – Formação, Cultura e Práticas em Matemática Escolar, composto pelos capítulos 02, 03, 06, 10, 12, 13 e 14, concentra discussões sobre a prática pedagógica, a mediação do conhecimento e a formação crítica de professores. As reflexões apresentadas valorizam a integração entre saberes culturais e escolares, apontando perspectivas para uma formação docente que reconhece o aluno como sujeito histórico, ativo e criador do processo de ensino-aprendizagem. Por fim, o Grupo Temático III – Proposta interdisciplinar para formação de leitores, representado pelo capítulo 15, traz um relato de experiência na Educação Básica sobre o projeto “Leitura Dinâmica”. Essa proposta amplia a compreensão do estágio supervisionado como um processo formativo integrador que visa a autonomia estudantil no curso de Pedagogia. Convidamos o leitor a percorrer as páginas desta coletânea como fonte de reflexão e inspiração para novas práticas, reafirmando o compromisso da URCA com o fortalecimento da ciência na região interiorana do Ceará, Brasil.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Título: dc.titleLIVRO DE RESUMOS DO I ENCONTRO DE MATEMÁTICA DE CAMPOS SALESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons