
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, DANILO FERREIRA DA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | RIBEIRO, DENISE APARECIDA ENES | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, JÁDERSON CAVALCANTE DA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | SINDEAUX, JOYCE SARAIVA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | FERNANDES, LUCAS MACHADO | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | FIGUEIRÊDO, MARIA DE FÁTIMA CALDAS DE | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | ALENCAR, MARIA DE FÁTIMA DE SOUSA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | MAGALHÃES, WILLAMES FERREIRA DE | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-12-25T21:11:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-12-25T21:11:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133796 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A Universidade Regional do Cariri (URCA) realizou, entre os dias 30 e 31 de outubro de 2025, o I Encontro de Matemática de Campos Sales, sob a temática “Perspectivas de Formação de Professores de Matemática”. Dessa iniciativa nasceu esta obra, que reúne um conjunto de vinte resumos distintos. Este registro acadêmico expressa a pluralidade de concepções, experiências e práticas que fortalecem a produção científica desenvolvida no interior do Ceará, reafirmando o compromisso dessa instituição com o avanço da ciência. Essa coletânea configura-se como a materialização de um esforço coletivo que busca articular teoria e prática, conhecimento e sensibilidade. No conjunto das produções apresentadas, três grupos temáticos estruturam a organização desta obra. De um lado, o Grupo Temático I – Matemática Científica, Modelagem e Aplicações Computacionais, que reúne os capítulos 01, 04, 05, 07, 08, 09, 11, 16, 17, 18, 19 e 20, evidencia o vigor das abordagens voltadas à Matemática como linguagem científica e tecnológica. As produções deste grupo ressaltam o potencial da Matemática para interpretar, representar e conceber o conhecimento tanto em seus aspectos internos — teóricos e formais — quanto em suas aplicações práticas. Por outro lado, o Grupo Temático II – Formação, Cultura e Práticas em Matemática Escolar, composto pelos capítulos 02, 03, 06, 10, 12, 13 e 14, concentra discussões sobre a prática pedagógica, a mediação do conhecimento e a formação crítica de professores. As reflexões apresentadas valorizam a integração entre saberes culturais e escolares, apontando perspectivas para uma formação docente que reconhece o aluno como sujeito histórico, ativo e criador do processo de ensino-aprendizagem. Por fim, o Grupo Temático III – Proposta interdisciplinar para formação de leitores, representado pelo capítulo 15, traz um relato de experiência na Educação Básica sobre o projeto “Leitura Dinâmica”. Essa proposta amplia a compreensão do estágio supervisionado como um processo formativo integrador que visa a autonomia estudantil no curso de Pedagogia. Convidamos o leitor a percorrer as páginas desta coletânea como fonte de reflexão e inspiração para novas práticas, reafirmando o compromisso da URCA com o fortalecimento da ciência na região interiorana do Ceará, Brasil. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Título: dc.title | LIVRO DE RESUMOS DO I ENCONTRO DE MATEMÁTICA DE CAMPOS SALES | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons