Desenvolvimento Profissional Docentes em Foco: Contextos, Reflexões e Proposições

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Unionpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCruz, Lilian Moreira-
Autor(es): dc.contributor.authorFreitas, Andréia Cristina Barreto-
Autor(es): dc.contributor.authorBahia, Cristiano de Sant’anna-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-20T20:20:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-20T20:20:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-12-20-
identificador: dc.identifier.otherDesenvolvimento Profissionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133718-
Resumo: dc.description.abstractEste livro reúne estudos e investigações sobre o Desenvolvimento Profissional Docente (DPD) produzidos a partir de experiências formativas e contextos educativos da Bahia. A obra aprofunda debates sobre condições de trabalho, saúde docente, identidade profissional, formação inicial e continuada, bem como sobre as dimensões éticas, emocionais e políticas que permeiam a docência. Ao abordar essas intersecções, evidencia os movimentos formativos que atravessam a prática pedagógica e destaca as narrativas, percursos e aprendizagens que emergem nos espaços escolares e universitários. Ao valorizar a voz dos sujeitos da educação, reafirmamos a docência como um processo vivo, coletivo e permanentemente em construção, abrindo caminhos para políticas públicas, ações institucionais e práticas pedagógicas voltadas à dignidade, à potência e à valorização da profissão docente. A obra nasce das ações e estudos desenvolvidos no projeto de pesquisa “Desenvolvimento Profissional Docente: diálogos freireanos com professores(as) da educação básica”, da Universidade Estadual de Santa Cruz, em articulação com o Programa de Extensão Coletivo Paulo Freire. Reúne, ainda, contribuições de grupos de pesquisa da pós-graduação em Educação, como o Grupo de Estudo e Pesquisa Paulo Freire e o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Infantil. Ao integrar essas experiências, o livro evidencia o protagonismo de professoras, professores e estudantes na produção de conhecimentos sobre a profissão docente, reafirmando a natureza coletiva, crítica e transformadora da formação. A coletânea é um retrato das vozes docentes e dos desafios enfrentados na educação pública baiana. A obra costura teoria e prática, trazendo contribuições originais sobre condições de trabalho, saúde, identidade e resistência docente. Em todos os capítulos ecoa reflexões de que ensinar é um ato de amor, coragem e esperança, e que o desenvolvimento profissional se concretiza a contento quando há diálogo, valorização e compromisso coletivo com a transformação da escola e da sociedade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2221pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfessores e atividades relacionadaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento profissional docentept_BR
Título: dc.titleDesenvolvimento Profissional Docentes em Foco: Contextos, Reflexões e Proposiçõespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons