Sequência didática para o estudo de funções e progressões usando OVA e resolução de problemas.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorDURGANTE, LUCIANE NEUHAUS-
Autor(es): dc.contributor.authorPetry, Vitor José-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-19T20:35:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-19T20:35:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-12-19-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional Luciane Durgantept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133694-
Resumo: dc.description.abstractCara Professora, Caro Professor, Compartilho com você este produto educacional, fruto da pesquisa desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), intitulada “Representações Semióticas em um Ambiente de Aprendizagem Interativo no Estudo de Progressões e Funções”, orientada pelo Prof. Dr. Vitor José Petry. Este material tem como objetivo oferecer aos professores de Matemática uma proposta didática que articula teoria e prática por meio da resolução de problemas e da exploração de objetos virtuais de aprendizagem (OVA), elaborados no GeoGebra. A proposta busca promover aprendizagens que favorecem a transição entre diferentes registros de representação semiótica, como o algébrico, gráfico, geométrico, numérico e escrito, conforme discutido por Duval (2018). O produto está estruturado em formato de livro digital, disponível na plataforma GeoGebra Tarefa, e organizado em dois blocos principais: o primeiro reúne cinco OVA interativos; o segundo bloco apresenta dez problemas contextualizados. Ambos exploram conceitos de progressões aritméticas (PA), progressões geométricas (PG), funções afins e exponenciais. As atividades foram pensadas para favorecer a autonomia e a construção do conhecimento por meio de diferentes representações semióticas, permitindo que os estudantes interpretem, investiguem e se posicionem como protagonistas no processo de aprendizagem. Espera-se que este material contribua para enriquecer as práticas pedagógicas, ampliando o uso intencional das tecnologias digitais (TD) e promovendo um ensino de Matemática mais integrado, investigativo e conectado à realidade dos estudantes.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectRepresentações semióticas; Progressões aritméticas e geométricas; Funções afins e exponenciais; Objetos virtuais de aprendizagem; Resolução de problemas.pt_BR
Título: dc.titleSequência didática para o estudo de funções e progressões usando OVA e resolução de problemas.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFMAT


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons