Conhecendo e refletindo sobre o Programa de Gestão e Desempenho através da escuta

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGoulart Teixeira Gomes, Cíntia-
Autor(es): dc.contributor.authorOrben, Douglas João-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-18T16:34:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-18T16:34:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-12-18-
identificador: dc.identifier.otherConhecendo e refletindo sobre o Programa de Gestão e Desempenho através da escutapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133643-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), desenvolvida na linha de pesquisa Organização e Memórias da EPT, macroprojeto 6 - organização dos espaços pedagógicos, e teve como objetivo analisar e compreender as novas relações de trabalho e suas implicações após a implantação do Programa de Gestão e Desempenho (PGD), no Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus Bagé. Pretendeu-se conhecer os principais desafios e as adaptações enfrentadas pelos servidores que aderiram ao teletrabalho, bem como identificar as mudanças provocadas na cultura organizacional da instituição. Além disso, buscou-se apontar as fragilidades e potencialidades resultantes dessa nova modalidade de trabalho. Por se tratar de uma alteração significativa na dinâmica laboral em um ambiente de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), a pesquisa buscou compreender a reorganização do contexto escolar, identificar possíveis alterações na estrutura organizacional e avaliar os impactos dessa transformação. Considerando que o trabalho é a base da existência humana, a forma como esse se estrutura certamente produziu efeitos nas dinâmicas sociais, existenciais e organizacionais. Alterações no ambiente de trabalho desencadeiam processos de não-acomodação, reestruturação e adaptação, que influenciam tanto o indivíduo quanto a sociedade. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, de natureza aplicada. Os procedimentos incluíram pesquisa bibliográfica, documental e exploratória, sendo a entrevista o instrumento principal de coleta de dados. O produto educacional gerado em formato podcast recebeu o título Conhecendo e refletindo sobre o Programa de Gestão e Desempenho através da escuta.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePodcastpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectPrograma de Gestão e Desempenhopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPodcastpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfEPTpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Título: dc.titleConhecendo e refletindo sobre o Programa de Gestão e Desempenho através da escutapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeáudiopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT)pt_BR
Aparece nas coleções:Áudios


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons