
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Paulo | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Bezerra, Bárbara Rodrigues Alves | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Baldinato, José Otavio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-12-16T23:19:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-12-16T23:19:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-11 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional_Barbara_2025 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133596 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A educação científica desempenha um papel essencial na formação de cidadãos críticos, capazes de compreender e interagir com os desafios do mundo contemporâneo. No ensino de Química, um dos desafios recorrentes é aproximar os conceitos científicos da realidade dos estudantes, tornando a aprendizagem mais significativa e relevante. Para isso, as Questões Sociocientíficas (QSC) oferecem uma abordagem que integra os conhecimentos químicos a dilemas reais, estimulando o pensamento crítico, a argumentação e a conexão entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente. Este Produto Educacional apresenta uma Sequência Didática baseada na abordagem das QSC, desenvolvida no contexto da Educação Profissional Técnica. A proposta se estrutura a partir da análise dos impactos da guerra entre Rússia e Ucrânia, explorando suas consequências na economia, na indústria química e no meio ambiente, especialmente no que diz respeito à produção de fertilizantes e às cadeias produtivas químicas. A escolha desse tema se deu porque, à época da realização da pesquisa, entre outubro e novembro de 2022, a guerra era um evento de grande repercussão global, com impactos diretos na disponibilidade de insumos essenciais para diversas indústrias, incluindo a química. No entanto, entendemos que o ensino por meio das QSC exige flexibilidade e atualização. Assim, professoras e professores são incentivados a selecionar temas que sejam pertinentes ao seu tempo e ao contexto de seus estudantes, garantindo que o conhecimento químico esteja sempre conectado a questões atuais e significativas para a realidade escolar. O material contém um roteiro detalhado de atividades, sugestões metodológicas e reflexões sobre como a abordagem de QSC pode ser utilizada para promover a aprendizagem ativa e contextualizada. Mais do que um conjunto de atividades prontas, esta proposta se apresenta como um modelo a ser adaptado, permitindo que cada educador ou educadora desenvolva práticas alinhadas às necessidades de suas turmas. Esperamos que este material sirva como instrumento de apoio para a prática docente, contribuindo para a construção de um ensino de Química mais dinâmico, interdisciplinar e conectado com a sociedade. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 7221 Kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | questões sociocientíficas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | QSC | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | CTS | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | EPT | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Contextualização | pt_BR |
| Título: dc.title | Sequência Didática: Contextualizando a Química com QSC | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Aula Digital | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Produto Educacional_Barbara_2025.pdf | 7,22 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1133596/2/Produto Educacional_Barbara_2025.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons