Sequência Didática: Contextualizando a Química com QSC

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Paulopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBezerra, Bárbara Rodrigues Alves-
Autor(es): dc.contributor.authorBaldinato, José Otavio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-16T23:19:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-16T23:19:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-11-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional_Barbara_2025pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133596-
Resumo: dc.description.abstractA educação científica desempenha um papel essencial na formação de cidadãos críticos, capazes de compreender e interagir com os desafios do mundo contemporâneo. No ensino de Química, um dos desafios recorrentes é aproximar os conceitos científicos da realidade dos estudantes, tornando a aprendizagem mais significativa e relevante. Para isso, as Questões Sociocientíficas (QSC) oferecem uma abordagem que integra os conhecimentos químicos a dilemas reais, estimulando o pensamento crítico, a argumentação e a conexão entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente. Este Produto Educacional apresenta uma Sequência Didática baseada na abordagem das QSC, desenvolvida no contexto da Educação Profissional Técnica. A proposta se estrutura a partir da análise dos impactos da guerra entre Rússia e Ucrânia, explorando suas consequências na economia, na indústria química e no meio ambiente, especialmente no que diz respeito à produção de fertilizantes e às cadeias produtivas químicas. A escolha desse tema se deu porque, à época da realização da pesquisa, entre outubro e novembro de 2022, a guerra era um evento de grande repercussão global, com impactos diretos na disponibilidade de insumos essenciais para diversas indústrias, incluindo a química. No entanto, entendemos que o ensino por meio das QSC exige flexibilidade e atualização. Assim, professoras e professores são incentivados a selecionar temas que sejam pertinentes ao seu tempo e ao contexto de seus estudantes, garantindo que o conhecimento químico esteja sempre conectado a questões atuais e significativas para a realidade escolar. O material contém um roteiro detalhado de atividades, sugestões metodológicas e reflexões sobre como a abordagem de QSC pode ser utilizada para promover a aprendizagem ativa e contextualizada. Mais do que um conjunto de atividades prontas, esta proposta se apresenta como um modelo a ser adaptado, permitindo que cada educador ou educadora desenvolva práticas alinhadas às necessidades de suas turmas. Esperamos que este material sirva como instrumento de apoio para a prática docente, contribuindo para a construção de um ensino de Química mais dinâmico, interdisciplinar e conectado com a sociedade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7221 Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectquestões sociocientíficaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectQSCpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCTSpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEPTpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectContextualizaçãopt_BR
Título: dc.titleSequência Didática: Contextualizando a Química com QSCpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Aula Digital


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons