Triângulos e Isometrias em Ambientes de Geometria Dinâmica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Matheus Teixeira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-16T22:12:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-16T22:12:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-12-15-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional - Matheus Teixeirapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133594-
Resumo: dc.description.abstractO presente produto educacional é resultado direto da pesquisa desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática (PPGEDUCIMAT/UFRRJ), derivando especialmente das análises, reflexões e experimentações descritas no Capítulo 4 da dissertação Estudo de Triângulos e Isometrias com GeoGebra A partir da constatação, ao longo da pesquisa, de que conteúdos de Geometria — particularmente triângulos e isometrias — ainda são frequentemente trabalhados de modo excessivamente algorítmico, descontextualizado e com baixa exploração visual, estruturou-se uma sequência didática que tem como eixo central o uso pedagógico do software GeoGebra. A proposta incorpora princípios de aprendizagem significativa, investigação guiada, mediação docente intencional e utilização de Ambientes de Geometria Dinâmica (AGD) como recurso para promover a compreensão conceitual e a experimentação matemática. O produto foi desenvolvido para atender tanto professores em exercício quanto licenciandos em formação inicial, oferecendo um conjunto de atividades de média duração que articulam conteúdos geométricos fundamentais — isometrias, propriedades de triângulos, condições de existência e congruência — com ferramentas digitais que permitem manipulação, visualização e testagem de conjecturas. As atividades foram aplicadas e analisadas no contexto da disciplina de Geometria Euclidiana em um curso de Licenciatura em Matemática, gerando evidências sobre o papel do GeoGebra como ferramenta de apoio à aprendizagem e à prática docente Ao apresentar esta sequência, espera-se oferecer ao professor um material acessível, adaptável e alinhado às demandas contemporâneas da Educação Matemática, favorecendo a aproximação entre teoria, prática e tecnologia — dimensões estruturantes do mestrado profissional e da formação de educadores.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,0 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGeometria; Triângulos; Isometrias; GeoGebra.pt_BR
Título: dc.titleTriângulos e Isometrias em Ambientes de Geometria Dinâmicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons