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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Sandra Cordeiro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-12-16T13:36:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-12-16T13:36:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
| identificador: dc.identifier.other | ÎANDÉ MBO’É NHEMBO’É SUPÉ ENSINAR E APRENDER JUNTOS: A TEMÁTICA INDÍGENA NO ENSINO DE HISTÓRIA EM MATA DE SÃO JOÃO- BA. | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133576 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa investiga a inclusão da temática indígena no ensino de História nos anos finais do ensino fundamental em Mata de São João–BA, conforme a Lei 11.645/08, analisando as práticas docentes e propondo estratégias descolonizadoras. O estudo busca compreender como os professores mobilizam a temática indígena em suas aulas. A questão central é: Como os docentes incluem as temáticas indígenas nas aulas de História, considerando as diretrizes da Lei 11.645/08? Ancorada em abordagem qualitativa e participativa, a pesquisa articula: análise documental de diretrizes curriculares, entrevistas com professores da rede municipal, rodas de conversa envolvendo docentes e lideranças da aldeia Tekoá Tupinambá e Kariri Xocó, visando ao diálogo intercultural. O tratamento dos dados seguiu a categorização temática de Bardin, cruzando as narrativas docentes com referenciais descoloniais de Cusicanqui e com vozes de autores indígenas, como Munduruku, Krenak, Kaiapó e Baniwa. Os resultados evidenciam fragilidades na formação inicial, marcada pela ausência de disciplinas específicas sobre história indígena, limitação dos materiais adotados, como livros didáticos que reiteram imagens estereotipadas e confinam os povos indígenas ao passado colonial, embora coexistam experiências pontuais que acionem fontes indígenas. A imersão no Portal Tekoá Tupinambá mostrou-se potente para desconstruir estereótipos, ressignificar conteúdos e valorizar narrativas produzidas por sujeitos indígenas, reforçando o horizonte de uma educação antirracista, plural e comprometida com a descolonização do currículo. Como Dimensão Propositiva, apresenta-se um caderno pedagógico com atividades didáticas para o ensino de História indígena, fundamentado em múltiplas fontes (oralidade, iconografia, audiovisual), propostas interdisciplinares e referências a autorias indígenas, além de orientações para uma abordagem crítica e contextualizada. Segue o link para acessar a dimensão propositiva https://heyzine.com/flip-book/e8951ae0df.htm.Concluindo, há urgência de políticas institucionais que assegurem a efetividade da Lei 11.645/2008, de programas de formação continuada e da ampliação de materiais produzidos por autores indígenas. A vivência em comunidade explicitou que descolonizar o ensino demanda escuta ativa, corresponsabilidade e o reconhecimento dos povos indígenas como protagonistas de suas próprias histórias. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 4,1MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Prática Docente; Temática Indígena; Lei 11.645/2008; Práticas Descolonizadoras. | pt_BR |
| Título: dc.title | ÎANDÉ MBO’É NHEMBO’É SUPÉ ENSINAR E APRENDER JUNTOS: A TEMÁTICA INDÍGENA NO ENSINO DE HISTÓRIA EM MATA DE SÃO JOÃO- BA. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA - PROFHISTÓRIA | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação - Sandra Cordeiro Oliveira - PROFHISTÓRIA UNEB.pdf | 4,06 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1133576/2/Dissertação - Sandra Cordeiro Oliveira - PROFHISTÓRIA UNEB.pdfDownload |
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