Recurso Educacional: Uma proposta de sequência didática para o estudo do Princípio de Cavalieri

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorKrummenauer, Evandir-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-16T20:51:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-16T20:51:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-23-
identificador: dc.identifier.otherRecurso Educacional: Uma proposta de sequência didática para o estudo do Princípio de Cavalieript_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133567-
Resumo: dc.description.abstractO estudo dos sólidos geométricos é importante porque permite aos estudantes quantificarem o espaço ocupado por um sólido ou até mesmo a sua capacidade de armazenamento. Nesse contexto, o Princípio de Cavalieri é um conceito matemático importante, visto que permite calcular o volume de um sólido específico, estabelece aplicação e comparação de volumes de sólidos. A fim de tornar mais acessível e interativa essa discussão, propomos por meio de uma oficina, atividades práticas, em que o estudante fará uso de materiais manipuláveis. Pretendemos, assim, reforçar o embasamento teórico e promover a utilização do Princípio de Cavalieri. As oficinas combinam teoria e prática por meio da manipulação de materiais, a fim de que o estudante compreenda com clareza a aplicação do Princípio de Cavalieri. Salientamos que não temos a intenção de oferecer um planejamento completo e definitivo sobre todas as formas de ensino-aprendizagem tampouco de desestimular a criatividade do professor. A ideia foi, por meio de oficinas, promover o interesse e estimular o professor na aplicação de práticas pedagógicas. O professor tem liberdade para adaptar as atividades, a fim de atender não só as necessidades dos estudantes como também as particularidades de sua realidade local e perfil de cada turma. A aplicação do Princípio de Cavalieri com o uso de materiais manipuláveis se justifica pela necessidade de tornar conceitos abstratos da Geometria mais concretos. Essa abordagem pode fornecer aos estudantes a compreensão e aprendizado significativo, e promover a motivação, resolução de problemas e investigação, tornando o saber mais dinâmico e engajador.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent11.044 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGeometria Espacial.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMateriais Manipuláveis.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSólidos Geométricos.pt_BR
Título: dc.titleRecurso Educacional: Uma proposta de sequência didática para o estudo do Princípio de Cavalieript_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT Blumenau)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFMAT

Arquivos associados:
PROFMAT_Recurso_Educacional_Evandir_Krummenauer.pdfRecurso Educacional: Uma proposta de sequência didática para o estudo do Princípio de Cavalieri11,04 MBAdobe PDF/bitstream/capes/1133567/2/PROFMAT_Recurso_Educacional_Evandir_Krummenauer.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons