
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARRI | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | PINHO, LUCAS | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-12-16T19:38:14Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-12-16T19:38:14Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-30 | - |
| identificador: dc.identifier.other | DISSERTAÇÃO LUCAS F. | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133563 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa parte da proposição de que o imagético é parte fundamental no processo de ensino- aprendizagem, sendo assim, pensamos na seguinte problemática: De que maneira a visualidade mediada por conceitos, métodos e teorias é capaz de interferir nos processos de aprendizagem? Especificamente de que modo os filmes, no caso os curtas-metragens, podem auxiliar no trabalho do professor de História? Principalmente no que tange às questões étnico-raciais. Em tese, nossa temática é investigar como acontece a recepção e mediação audiovisual, a partir dos curtas-metragens, na construção do letramento racial no ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, mostrando as possibilidades pedagógicas possíveis na utilização desse vasto recurso. Nosso objetivo é produzir uma metodologia com o uso do audiovisual no ensino de História, percebendo o modo como se dá o letramento racial nas aulas e projetos voltados para o ensino de História, investigando a recepção nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Distrito de Ponta da Serra, em Crato-CE, no ano de 2024. Nosso campo teórico perpassa por autores que trabalham conceitos como identidade e multiculturalismo, pensado a partir de Stuart Hall; estudos culturais de Homi Bhabha; o cinema por Jacques Aumont e M. Marie; e o letramento racial, a partir do que pensa a socióloga afro-americana France Winddance Twine. Esse último é um conceito-chave de nossa proposta. No campo metodológico utilizaremos da análise de obras fílmicas, dos produtos resultantes das oficinas com os estudantes, bem como na reflexão teórica de obras, leis, documentos escolares e sequências didáticas que se relacionam com a temática. Como possíveis resultados alcançados podemos destacar o fortalecimento da temática étnico-racial dentro da EEF Prof. José Bizerra de Britto, bem como a construção de percepções sobre o letramento racial por meio dos discentes envoltos no projeto Cinema para o letramento racial. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3,5 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História, Visualidades, Letramento Racial, Cinema, Curta- metragem. | pt_BR |
| Título: dc.title | EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E VISUALIDADES: REFLEXÕES SOBRE O LETRAMENTO RACIAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO DE HISTORIA | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação Lucas F. OFICIAL 1.pdf | 3,55 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1133563/2/Dissertação Lucas F. OFICIAL 1.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons