EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E VISUALIDADES: REFLEXÕES SOBRE O LETRAMENTO RACIAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE REGIONAL DO CARRIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPINHO, LUCAS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-16T19:38:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-16T19:38:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-30-
identificador: dc.identifier.otherDISSERTAÇÃO LUCAS F.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133563-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa parte da proposição de que o imagético é parte fundamental no processo de ensino- aprendizagem, sendo assim, pensamos na seguinte problemática: De que maneira a visualidade mediada por conceitos, métodos e teorias é capaz de interferir nos processos de aprendizagem? Especificamente de que modo os filmes, no caso os curtas-metragens, podem auxiliar no trabalho do professor de História? Principalmente no que tange às questões étnico-raciais. Em tese, nossa temática é investigar como acontece a recepção e mediação audiovisual, a partir dos curtas-metragens, na construção do letramento racial no ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, mostrando as possibilidades pedagógicas possíveis na utilização desse vasto recurso. Nosso objetivo é produzir uma metodologia com o uso do audiovisual no ensino de História, percebendo o modo como se dá o letramento racial nas aulas e projetos voltados para o ensino de História, investigando a recepção nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Distrito de Ponta da Serra, em Crato-CE, no ano de 2024. Nosso campo teórico perpassa por autores que trabalham conceitos como identidade e multiculturalismo, pensado a partir de Stuart Hall; estudos culturais de Homi Bhabha; o cinema por Jacques Aumont e M. Marie; e o letramento racial, a partir do que pensa a socióloga afro-americana France Winddance Twine. Esse último é um conceito-chave de nossa proposta. No campo metodológico utilizaremos da análise de obras fílmicas, dos produtos resultantes das oficinas com os estudantes, bem como na reflexão teórica de obras, leis, documentos escolares e sequências didáticas que se relacionam com a temática. Como possíveis resultados alcançados podemos destacar o fortalecimento da temática étnico-racial dentro da EEF Prof. José Bizerra de Britto, bem como a construção de percepções sobre o letramento racial por meio dos discentes envoltos no projeto Cinema para o letramento racial.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,5 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História, Visualidades, Letramento Racial, Cinema, Curta- metragem.pt_BR
Título: dc.titleEDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E VISUALIDADES: REFLEXÕES SOBRE O LETRAMENTO RACIAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO DE HISTORIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
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