
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Janner, Márcio Luis | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Soares, Maria Arlita da Silveira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-12-11T18:46:58Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-12-11T18:46:58Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Produto_Marcio_Luis_Janner.pdf | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133427 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este material é fruto da pesquisa elaborada para dissertação intitulada “Entre figuras e números: um olhar sobre a generalização para o desenvolvimento do pensamento algébrico nos anos finais do Ensino Fundamental” e tem por objetivo apresentar um conjunto de atividades que envolvem sequências numéricas e não numéricas potenciais para verificar se os estudantes conseguem reconhecer, descobrir, continuar, completar e generalizar os padrões dados. Bem como, identificar se os tipos de generalização (generalização próxima e generalização distante) envolvidos em atividades de padrões são mobilizados pelos estudantes e as estratégias utilizadas na resolução dessas atividades. Destaca-se que este material foi organizado pensando no trabalho do professor que ensina Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e nos formadores de professores que atuam no Licenciatura em Matemática ou em projetos de formação continuada. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 501 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Pensamento Algébrico | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | numéricas ou não numéricas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Generalização Próxima | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Generalização Distante | pt_BR |
| Título: dc.title | Atividades envolvendo identificação e generalização de padrões: potenciais para o desenvolvimento do pensamento algébrico | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFMAT | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Produto_Marcio_Luis_Janner.pdf | 500,21 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1133427/2/Produto_Marcio_Luis_Janner.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons