Aritmética Modular e Educação Matemática: Uma Proposta Didática a Partir do Design Residual

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorPraxede, Robson dos Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorLeón, Adriana Juzga-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-11T17:47:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-11T17:47:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-12-11-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO EDUCACIONAL Aluno PROFMAT ROBSON PRAXEDEpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133426-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional apresenta uma proposta didática organizada em quatro etapas, voltada ao ensino básico, que articula aritmética modular e práticas geométricas. A sequência busca tornar a aprendizagem mais dinâmica e motivadora por meio da construção de mandalas, polígonos estrelados e padrões gerados por resíduos. O material introduz o algoritmo da divisão, relacionando a divisão não exata ao conceito de congruência, explorado por meio de exemplos e exercícios que fornecem a base conceitual necessária para o desenvolvimento das atividades. Para apoiar a construção e a visualização das figuras, utiliza-se o GeoGebra, possibilitando uma abordagem prática, interativa e alinhada ao uso de tecnologias digitais na educação matemáticapt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,83mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAlgoritmo da divisãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcongruência modularpt_BR
Título: dc.titleAritmética Modular e Educação Matemática: Uma Proposta Didática a Partir do Design Residualpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFMATpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFMAT


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons