APRENDIZAGENS HISTÓRICAS NO NOVO ENSINO MÉDIO: NARRATIVAS DE ESTUDANTES DA ESCOLA PÚBLICA SOBRE AS AULAS DE HISTÓRIA E SUAS INTERFACES DIDÁTICAS COM OS RECURSOS DE ENSINO

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFassanario, Bruno Felipe-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-10T09:31:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-10T09:31:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.otherAPRENDIZAGENS HISTÓRICAS NO NOVO ENSINO MÉDIO: NARRATIVAS DE ESTUDANTES DA ESCOLA PÚBLICA SOBRE AS AULAS DE HISTÓRIA E SUAS INTERFACES DIDÁTICAS COM OS RECURSOS DE ENSINOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133373-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa, situada na área de Ciências Humanas, objetivou investigar as características dos processos de aprendizagem histórica no Novo Ensino Médio, considerando as narrativas de estudantes acerca da utilização das propostas dos materiais didáticos adotados pelos professores do Colégio Estadual Albérico Gomes Santana – CEAGS, que ministram os componentes curriculares que constituem a Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia). Os objetivos traçados a partir da problemática são: investigar os processos de aprendizagem do conhecimento histórico escolar no Novo Ensino Médio, considerando as narrativas de estudantes do Colégio Estadual Albérico Gomes Santana (CEAGS), sua triangulação com contribuições teóricas e com a experiência de docente-pesquisador, com a utilização das propostas dos materiais didáticos adotados pela rede pública estadual. Metodologicamente, nos valemos da Pesquisa Formação, com uma abordagem procedimental narrativa. Acessamos um conjunto bem diversificado de narrativas de estudantes e professores que apresentaram diferentes formas de elaboração do pensamento histórico no Novo Ensino Médio, mas, também, contribuíram como recurso metodológico de aproximação da história estudada da história vivida. Para compreendermos o Ensino de História no Contexto do Novo Ensino Médio, fez-se necessário um levantamento bibliográfico que permitiu compreender as mudanças sofridas ao longo da República para a etapa de ensino que hoje chamamos de Ensino Médio. Realizou-se um recorte estabelecendo como referenciais a LDB 9.394/96 até a Medida Provisória 746/16 (Lei n.º 13.415/17). Ao final da pesquisa, identificamos a potencialidade das Trilhas de Aprendizagem que foram construídas a partir dos cenários surgidos a partir das Narrativas dos Estudantes e dos Professores, para tornar a aprendizagem histórica significativa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,7 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Currículo; Aprendizagem Histórica; Conhecimento Histórico Escolar; Narrativa de Estudantes.pt_BR
Título: dc.titleAPRENDIZAGENS HISTÓRICAS NO NOVO ENSINO MÉDIO: NARRATIVAS DE ESTUDANTES DA ESCOLA PÚBLICA SOBRE AS AULAS DE HISTÓRIA E SUAS INTERFACES DIDÁTICAS COM OS RECURSOS DE ENSINOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA - PROFHISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
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