
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Fassanario, Bruno Felipe | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-12-10T09:31:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-12-10T09:31:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
| identificador: dc.identifier.other | APRENDIZAGENS HISTÓRICAS NO NOVO ENSINO MÉDIO: NARRATIVAS DE ESTUDANTES DA ESCOLA PÚBLICA SOBRE AS AULAS DE HISTÓRIA E SUAS INTERFACES DIDÁTICAS COM OS RECURSOS DE ENSINO | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133373 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa, situada na área de Ciências Humanas, objetivou investigar as características dos processos de aprendizagem histórica no Novo Ensino Médio, considerando as narrativas de estudantes acerca da utilização das propostas dos materiais didáticos adotados pelos professores do Colégio Estadual Albérico Gomes Santana – CEAGS, que ministram os componentes curriculares que constituem a Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia). Os objetivos traçados a partir da problemática são: investigar os processos de aprendizagem do conhecimento histórico escolar no Novo Ensino Médio, considerando as narrativas de estudantes do Colégio Estadual Albérico Gomes Santana (CEAGS), sua triangulação com contribuições teóricas e com a experiência de docente-pesquisador, com a utilização das propostas dos materiais didáticos adotados pela rede pública estadual. Metodologicamente, nos valemos da Pesquisa Formação, com uma abordagem procedimental narrativa. Acessamos um conjunto bem diversificado de narrativas de estudantes e professores que apresentaram diferentes formas de elaboração do pensamento histórico no Novo Ensino Médio, mas, também, contribuíram como recurso metodológico de aproximação da história estudada da história vivida. Para compreendermos o Ensino de História no Contexto do Novo Ensino Médio, fez-se necessário um levantamento bibliográfico que permitiu compreender as mudanças sofridas ao longo da República para a etapa de ensino que hoje chamamos de Ensino Médio. Realizou-se um recorte estabelecendo como referenciais a LDB 9.394/96 até a Medida Provisória 746/16 (Lei n.º 13.415/17). Ao final da pesquisa, identificamos a potencialidade das Trilhas de Aprendizagem que foram construídas a partir dos cenários surgidos a partir das Narrativas dos Estudantes e dos Professores, para tornar a aprendizagem histórica significativa. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3,7 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Currículo; Aprendizagem Histórica; Conhecimento Histórico Escolar; Narrativa de Estudantes. | pt_BR |
| Título: dc.title | APRENDIZAGENS HISTÓRICAS NO NOVO ENSINO MÉDIO: NARRATIVAS DE ESTUDANTES DA ESCOLA PÚBLICA SOBRE AS AULAS DE HISTÓRIA E SUAS INTERFACES DIDÁTICAS COM OS RECURSOS DE ENSINO | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA - PROFHISTÓRIA | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação - Bruno_Fassanario - PROFHISTÓRIA UNEB.pdf | 3,65 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1133373/2/Dissertação - Bruno_Fassanario - PROFHISTÓRIA UNEB.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons