A NOÇÃO DE INFINITO: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, JÉSSICA MARIA MUSSI DE-
Autor(es): dc.contributor.authorFONSECA, ROGÉRIO FERREIRA DA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-10T11:51:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-10T11:51:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-
identificador: dc.identifier.otherA NOÇÃO DE INFINITO: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133356-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho trata do desenvolvimento de uma sequência didática sobre cardinalidade de conjuntos infinitos, baseada na Teoria das Situações Didáticas, voltada para a Educação Básica. Um dos principais objetivos é investigar a utilização dessa sequência e destacar as potencialidades e os desafios em uma escola da rede pública do estado de São Paulo. Para tanto, foram utilizados procedimentos metodológicos, em especial, elementos da pesquisa participante de cunho qualitativo, com quinze alunos do Ensino Médio de uma escola estadual. Os principais resultados indicam que mesmo com a dificuldade nas noções de inclusão e cardinalidade dos conjuntos dos números naturais, inteiros, racionais e reais, a abordagem proporcionou um interesse maior por parte dos alunos nesses conteúdos, além de favorecer a relação entre professor e aluno e entre os próprios alunos, criando um ambiente propício, interativo e colaborativo, no qual os alunos desenvolveram autonomia, bem como superaram algumas dificuldades.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent22pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTeoria da Situações Didáticas; Conjuntos Infinitos; Cardinalidade; Educação Básica; Sequência de Atividades.pt_BR
Título: dc.titleA NOÇÃO DE INFINITO: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONALpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFMAT


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons