Roleplaying Game e Função Exponencial - Produto Educacional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBarros, Thiago de Vasconcelos-
Autor(es): dc.contributor.authorChaquiam, Miguel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-10T05:58:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-10T05:58:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-12-10-
identificador: dc.identifier.otherRoleplaying Game e Função Exponencialpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133355-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional, foi desenvolvido com base na pesquisa que resultou a dissertação intitulada Roleplaying Game e Função Exponencial, disponível no link1 abaixo, entregue como requisito para obtenção do grau em Mestre em Ensino de Matemática no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGEM), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), curso de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, com o objetivo de contribuir como um recurso pedagógico para ser utilizado pelos professores de matemática da Educação Básica no processo de ensino de conteúdos relacionados a Função Exponencial. A pesquisa teve por questão central o seguinte questionamento: Que potencialidades apresenta a variante do Roleplaying Game, Livro Jogo, destinada aos alunos do ensino médio, com vista a consolidar conteúdos relacionados a função exponencial? Tendo em vista o questionamento elencado, foi traçado como objetivo geral: Elaborar um Livro-Jogo, variante do Roleplaying Game, destinado a alunos do ensino médio, com vistas a consolidar conteúdos relacionados a função exponencial. Esta questão e o objetivo, foram elaborados com base na problemática em torno do ensino de Função Exponencial diretamente relacionada à recorrente percepção da Matemática como uma disciplina de difícil compreensão. É comum, no contexto da educação básica, observar relatos de estudantes que consideram a aprendizagem matemática como algo complexo e, muitas vezes, inacessível. Essa visão negativa é fruto, em grande parte, de um ensino marcado pela descontextualização, pela fragmentação dos conteúdos e pelo foco no acúmulo de informações. Nesse sentido, documentos como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e, mais recentemente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), desde os anos 2000, propõem mudanças na busca de superar essas limitações e redefinir o processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2558pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFunção Exponencialpt_BR
Título: dc.titleRoleplaying Game e Função Exponencial - Produto Educacionalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais