USO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO INTRODUTÓRIO DE FRAÇÕES - Dissertação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNASCIMENTO JUNIOR, LOURIVAL DOS SANTOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-10T05:15:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-10T05:15:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-12-10-
identificador: dc.identifier.otherUso de uma sequência didática no ensino introdutório de frações - dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133350-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa acadêmica teve como objetivo analisar a aplicação de uma sequência didática no ensino introdutório de frações no 6º ano do Ensino Fundamental. Para cumprir com esse objetivo se fez um levantamento teórico sobre os conceitos de fração, o papel histórico do professor, as teorias didáticas, a sequência didática e a análise do discurso e análise microgenética. Para o desenvolvimento, mesmo parcial da pesquisa usou-se como teóricos bases, Santos (2008); Góes (2000), Mortimer (2002), Cabral (2017) e Zabala (1996), entre outros que foram devidamente referenciados ao longo da escrita. Em continuação, percebeu-se a complexidade que está em torno da aprendizagem deste objeto. Diante disso se levantou a seguinte questão: Como uma sequência didática, para o ensino introdutório de frações pode beneficiar a aprendizagem dos alunos do 6º ano? Essa questão também se vincula as Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual (UARC) que assim com a sequência didática desenvolve um trabalho por etapas. Para o alcance deste alvo será usada uma Sequência Didática com base em Cabral (2017) e Zabala (1996), devido a características da sequência didática e de como esse trabalho está e ainda será desenvolvida, a tipologia metodológica foi definida como bibliográfica, de cunho aplicado e experimental. A pesquisa revelou que o uso do material desenvolvido gerou evidências de aprendizado significativo entre os alunos, tornando as aulas mais ativas e estimulando a reflexão crítica, a formulação de suposições, a interação e a colaboração entre os estudantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5646pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeoria das situações didáticaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFraçõespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Título: dc.titleUSO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO INTRODUTÓRIO DE FRAÇÕES - Dissertaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais