
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | NASCIMENTO JUNIOR, LOURIVAL DOS SANTOS | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-12-10T05:15:10Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-12-10T05:15:10Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-12-10 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Uso de uma sequência didática no ensino introdutório de frações - dissertação | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133350 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa acadêmica teve como objetivo analisar a aplicação de uma sequência didática no ensino introdutório de frações no 6º ano do Ensino Fundamental. Para cumprir com esse objetivo se fez um levantamento teórico sobre os conceitos de fração, o papel histórico do professor, as teorias didáticas, a sequência didática e a análise do discurso e análise microgenética. Para o desenvolvimento, mesmo parcial da pesquisa usou-se como teóricos bases, Santos (2008); Góes (2000), Mortimer (2002), Cabral (2017) e Zabala (1996), entre outros que foram devidamente referenciados ao longo da escrita. Em continuação, percebeu-se a complexidade que está em torno da aprendizagem deste objeto. Diante disso se levantou a seguinte questão: Como uma sequência didática, para o ensino introdutório de frações pode beneficiar a aprendizagem dos alunos do 6º ano? Essa questão também se vincula as Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual (UARC) que assim com a sequência didática desenvolve um trabalho por etapas. Para o alcance deste alvo será usada uma Sequência Didática com base em Cabral (2017) e Zabala (1996), devido a características da sequência didática e de como esse trabalho está e ainda será desenvolvida, a tipologia metodológica foi definida como bibliográfica, de cunho aplicado e experimental. A pesquisa revelou que o uso do material desenvolvido gerou evidências de aprendizado significativo entre os alunos, tornando as aulas mais ativas e estimulando a reflexão crítica, a formulação de suposições, a interação e a colaboração entre os estudantes. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 5646 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Teoria das situações didáticas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Frações | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
| Título: dc.title | USO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO INTRODUTÓRIO DE FRAÇÕES - Dissertação | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Lourival dos Santos Nascimento Junior - DISSERTAÇÃO.pdf | 5.65 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1133350/1/Lourival dos Santos Nascimento Junior - DISSERTAÇÃO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: