
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Da Cunha, Gecila Amoêdo | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Soeiro, Ana Cristina Vidigal | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-12-09T17:30:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-12-09T17:30:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-12-09 | - |
| identificador: dc.identifier.other | GUIA COMUNICAÇÕES DIFÍCEIS NO ENSINO EM SAÚDE | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133343 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O guia é resultado da pesquisa de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde na Amazônia (PPGESA) intitulada “Tecnologias educacionais para o manejo de comunicações difíceis na residência em saúde cardiovascular”. Trata-se de um produto educacional concebido para atender à necessidade de fortalecer o ensino em saúde, com foco na comunicação de notícias difíceis no contexto da Saúde Cardiovascular. O produto tem aplicabilidade nos programas de residência em saúde, servindo como uma estratégia didático-pedagógica de apoio às atividades desenvolvidas por docentes e preceptores da área, especialmente considerando a escassez de recursos educacionais voltados para essa temática. Além disso, seu conteúdo foi projetado para estimular o desenvolvimento de competências técnicas, éticas e humanísticas por parte dos residentes, promovendo a problematização e a reflexão crítica sobre o tema e incentivando a autonomia, a criticidade e o protagonismo na construção do conhecimento. O conteúdo do guia segue uma abordagem didática estruturada, que combina fundamentos teóricos com a aplicação de modelos de comunicação baseados em metodologias ativas de ensino-aprendizagem, especialmente desenhadas para o contexto da residência multiprofissional e médica. Como o produto foi desenvolvido a partir de uma análise prévia do cenário institucional, o público-alvo são residentes que atuam na Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Viana (FHCGV), localizada em Belém, Pará. A instituição tem um importante papel na formação e treinamento para atuação no SUS e atualmente é referência em diversas áreas, incluindo Cardiologia, Psiquiatria e Nefrologia, além de oferecer atendimento de alta complexidade. Por seu caráter de hospital-escola, a FHCGV destaca-se não apenas pela excelência na prestação de serviços de saúde, mas também pela contribuição significativa na formação de profissionais capacitados para responder às demandas do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse papel inclui a oferta de atividades de ensino que contribuam efetivamente para a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências, entre as quais se destaca a comunicação em saúde. Além de aprimorar as práticas comunicacionais, o guia também tem como propósito fortalecer a humanização do cuidado, ao reconhecer que a forma como as notícias difíceis são comunicadas pode impactar profundamente o enfrentamento do adoecimento por parte dos pacientes e de seus familiares, bem como o bem-estar emocional dos profissionais envolvidos. Trata-se, portanto, de uma ferramenta formativa que se alinha às diretrizes de uma formação centrada na integralidade do cuidado e na valorização das dimensões subjetivas e relacionais da clínica. Por fim, o guia foi concebido para ajudar na operacionalização das atividades didático-pedagógicas no contexto das residências em saúde, de modo a estimular o aprendizado significativo dos residentes na aquisição de competências técnicas e humanas essenciais. Além de seu impacto no ensino em saúde, pretende-se contribuir para que esses atores possam enfrentar de forma mais eficaz os desafios cotidianos que envolvem a comunicação terapêutica, aprimorando as ações de cuidado ofertadas no cenário da Saúde Cardiovascular. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2.11 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação notícias difíceis | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Cardiologia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Residente | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Teccnologia educacionalal. | pt_BR |
| Título: dc.title | Comunicações difíceis no ensino em saúde: guia para o ensino de residentes em saúde cardiovascular | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino em Saúde na Amazônia | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ensino em Saúde | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Ferramentas | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| GUIA COMUNICAÇÕES DIFÍCEIS NO ENSINO EM SAÚDE.pdf | 2,17 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1133343/2/GUIA COMUNICAÇÕES DIFÍCEIS NO ENSINO EM SAÚDE.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons