Sequência Didática SD COMUNICAÇÃO DE NOTÍCIAS DIFÍCEIS EM SAÚDE CARDIOVASCULAR

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDa Cunha, Gecila Amoêdo-
Autor(es): dc.contributor.authorSoeiro, Ana Cristina Vidigal-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-09T17:39:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-09T17:39:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-12-09-
identificador: dc.identifier.otherSD COMUNICAÇÃO DE NOTÍCIAS DIFÍCEIS EM SAÚDE CARDIOVASCULARpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133331-
Resumo: dc.description.abstractA sequência didática foi resultado da pesquisa de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde na Amazônia (PPGESA) da Universidade do Estado do Pará intitulada “TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA O MANEJO DE COMUNICAÇÕES DIFÍCEIS NA RESIDÊNCIA EM SAÚDE CARDIOVASCULAR”. Trata-se de um produto educacional concebido a partir da identificação de lacunas na literatura científica e de resultados de uma pesquisa de campo realizada com residentes da área médica e multiprofissional, vinculados à área de Cardiologia e Atenção em Saúde Cardiovascular. A sequência foi projetada visando à aplicabilidade em programas de residência médica e multiprofissional, e está voltada ao ensino de residentes que atuam na Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Viana (FHCGV), localizada em Belém, Pará. A instituição tem um importante papel na formação e treinamento para atuação no SUS e atualmente é referência em diversas áreas, incluindo Cardiologia, Nefrologia e Psiquiatria, além de oferecer atendimento de alta complexidade. Como hospital-escola, a FHCGV destaca-se não apenas pela excelência na prestação de serviços de saúde, mas também pela contribuição significativa à formação de profissionais capacitados para atender às demandas do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo principal da sequência didática é contribuir ao ensino e aprendizado sobre o manejo de comunicações difíceis, com aplicabilidade tanto no Programa de Residência Médica quanto no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, com foco na Saúde Cardiovascular. Trata-se de um produto educacional criado para subsidiar a realização de uma oficina sobre comunicações de notícias difíceis, destinada a aprimorar a formação dos residentes da área da saúde. Considerando a importância do tema para os cuidados em saúde, a sequência tem o potencial de agregar valor às atividades de ensino, por considerar as especificidades e características da prática clínica na área de Saúde Cardiovascular. Isso porque a comunicação envolve não somente a troca de informações, mas também um intercâmbio afetivo resultante da transferência de informações que afetam negativamente a expectativa de um indivíduo quanto ao seu futuro. Reconhecendo que o manejo da comunicação de notícias difíceis inclui o raciocínio, o planejamento e a tomada de decisões, foi priorizada a utilização de metodologias ativas que pudessem ajudar os residentes a refletir e se posicionar diante de situações do cotidiano hospitalar, tendo como base instrumentos e metodologias para abordagem comunicacional. Essa escolha metodológica visa propiciar um ambiente de aprendizagem em que os residentes estejam no centro do processo de aprendizagem, incentivando a experimentação prática e a vivência de situações complexas e emocionalmente desafiadoras. A sequência didática foi cuidadosamente planejada para ir além da transmissão de conhecimentos teóricos, promovendo um aprendizado dinâmico e significativo. O objetivo central é engajar os residentes em atividades práticas e interativas, com a realização de simulações realísticas e discussões de casos clínicos, que permitem vivenciar situações desafiadoras em um ambiente controlado. Essas metodologias foram estrategicamente concebidas para desenvolver competências essenciais, incluindo empatia, habilidades de comunicação e escuta ativa, fundamentais para lidar com a complexidade e sensibilidade inerentes à comunicação de notícias difíceis. Ao final do processo, espera-se que as atividades propostas incentivem a prática reflexiva e crítica, fortalecendo a capacidade dos residentes de abordar, de maneira humanizada e eficaz, os desafios éticos e emocionais envolvidos na comunicação de notícias difíceis. O enfoque no contexto da Cardiologia e Saúde Cardiovascular ressalta a importância de uma abordagem que equilibre técnica e humanidade, preparando os profissionais para atuar com excelência e sensibilidade em situações que demandam alto nível de competência e acolhimento.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.05 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjecttecnologias educacionaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcomunicações difíceispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectResidentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaúde Cardiovascularpt_BR
Título: dc.titleSequência Didática SD COMUNICAÇÃO DE NOTÍCIAS DIFÍCEIS EM SAÚDE CARDIOVASCULARpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino em Saúde na Amazôniapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino em Saúdept_BR
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