
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Da Cunha, Gecila Amoêdo | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Soeiro, Ana Cristina Vidigal | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-12-09T17:39:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-12-09T17:39:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-12-09 | - |
| identificador: dc.identifier.other | SD COMUNICAÇÃO DE NOTÍCIAS DIFÍCEIS EM SAÚDE CARDIOVASCULAR | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133331 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A sequência didática foi resultado da pesquisa de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde na Amazônia (PPGESA) da Universidade do Estado do Pará intitulada “TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA O MANEJO DE COMUNICAÇÕES DIFÍCEIS NA RESIDÊNCIA EM SAÚDE CARDIOVASCULAR”. Trata-se de um produto educacional concebido a partir da identificação de lacunas na literatura científica e de resultados de uma pesquisa de campo realizada com residentes da área médica e multiprofissional, vinculados à área de Cardiologia e Atenção em Saúde Cardiovascular. A sequência foi projetada visando à aplicabilidade em programas de residência médica e multiprofissional, e está voltada ao ensino de residentes que atuam na Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Viana (FHCGV), localizada em Belém, Pará. A instituição tem um importante papel na formação e treinamento para atuação no SUS e atualmente é referência em diversas áreas, incluindo Cardiologia, Nefrologia e Psiquiatria, além de oferecer atendimento de alta complexidade. Como hospital-escola, a FHCGV destaca-se não apenas pela excelência na prestação de serviços de saúde, mas também pela contribuição significativa à formação de profissionais capacitados para atender às demandas do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo principal da sequência didática é contribuir ao ensino e aprendizado sobre o manejo de comunicações difíceis, com aplicabilidade tanto no Programa de Residência Médica quanto no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, com foco na Saúde Cardiovascular. Trata-se de um produto educacional criado para subsidiar a realização de uma oficina sobre comunicações de notícias difíceis, destinada a aprimorar a formação dos residentes da área da saúde. Considerando a importância do tema para os cuidados em saúde, a sequência tem o potencial de agregar valor às atividades de ensino, por considerar as especificidades e características da prática clínica na área de Saúde Cardiovascular. Isso porque a comunicação envolve não somente a troca de informações, mas também um intercâmbio afetivo resultante da transferência de informações que afetam negativamente a expectativa de um indivíduo quanto ao seu futuro. Reconhecendo que o manejo da comunicação de notícias difíceis inclui o raciocínio, o planejamento e a tomada de decisões, foi priorizada a utilização de metodologias ativas que pudessem ajudar os residentes a refletir e se posicionar diante de situações do cotidiano hospitalar, tendo como base instrumentos e metodologias para abordagem comunicacional. Essa escolha metodológica visa propiciar um ambiente de aprendizagem em que os residentes estejam no centro do processo de aprendizagem, incentivando a experimentação prática e a vivência de situações complexas e emocionalmente desafiadoras. A sequência didática foi cuidadosamente planejada para ir além da transmissão de conhecimentos teóricos, promovendo um aprendizado dinâmico e significativo. O objetivo central é engajar os residentes em atividades práticas e interativas, com a realização de simulações realísticas e discussões de casos clínicos, que permitem vivenciar situações desafiadoras em um ambiente controlado. Essas metodologias foram estrategicamente concebidas para desenvolver competências essenciais, incluindo empatia, habilidades de comunicação e escuta ativa, fundamentais para lidar com a complexidade e sensibilidade inerentes à comunicação de notícias difíceis. Ao final do processo, espera-se que as atividades propostas incentivem a prática reflexiva e crítica, fortalecendo a capacidade dos residentes de abordar, de maneira humanizada e eficaz, os desafios éticos e emocionais envolvidos na comunicação de notícias difíceis. O enfoque no contexto da Cardiologia e Saúde Cardiovascular ressalta a importância de uma abordagem que equilibre técnica e humanidade, preparando os profissionais para atuar com excelência e sensibilidade em situações que demandam alto nível de competência e acolhimento. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2.05 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | tecnologias educacionais | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | comunicações difíceis | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Residente | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Saúde Cardiovascular | pt_BR |
| Título: dc.title | Sequência Didática SD COMUNICAÇÃO DE NOTÍCIAS DIFÍCEIS EM SAÚDE CARDIOVASCULAR | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino em Saúde na Amazônia | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ensino em Saúde | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Ferramentas | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| SD COMUNICAÇÃO DE NOTÍCIAS DIFÍCEIS EM SAÚDE CARDIOVASCULAR.pdf | 2,11 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1133331/2/SD COMUNICAÇÃO DE NOTÍCIAS DIFÍCEIS EM SAÚDE CARDIOVASCULAR.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons