PRÁXIS FREIREANA E LEITURA CRÍTICA: CAMINHOS PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL DE ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES – CAMPUS LAGARTO (IFS)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Sergipept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Milena Vieira dos-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Elza Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-09T13:50:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-09T13:50:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-10-01-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Milena Vieira dos Santospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133321-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação, desenvolvida no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), inserida na linha de pesquisa de práticas educativas em EPT, no macroprojeto de propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT, teve como objetivo promover a leitura crítica de estudantes do 3º ano do curso técnico de Redes de Computadores do Instituto Federal de Sergipe (Campus Lagarto), a partir da perspectiva da Leitura Crítica (LC). A pesquisa partiu do problema das dificuldades de compreensão, interpretação e produção textual, acentuadas após a pandemia da Covid-19. Como fundamentação teórica, adotou-se a LC freireana, que compreende a leitura como prática social e como geradora da consciência crítica. Metodologicamente, utilizou- se a pesquisa-ação, envolvendo as entrevistas com docentes, a observação de aulas e a aplicação da oficina de leitura e escrita, seguidas do desenvolvimento do jogo digital Lupa, criado como recurso pedagógico para consolidar a aprendizagem dos conhecimentos advindos dos encontros da oficina. Os resultados desta pesquisa de abordagem qualitativa, analisados à luz da LC freireana como dispositivo teórico- analítico, indicaram que as práticas propostas favoreceram maior engajamento dos alunos, ampliaram suas capacidades de leitura crítica e incentivaram a produção textual autoral e reflexiva através da escrita de notícias. Conclui-se que a articulação entre teoria e prática, mediada pela LC, pode contribuir de forma significativa para a superação de déficits de aprendizagem, bem como para a formação cidadã e omnilateral, em harmonia com os princípios da EPT.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7513kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLeitura críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação cidadãpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio integradopt_BR
Título: dc.titlePRÁXIS FREIREANA E LEITURA CRÍTICA: CAMINHOS PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL DE ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES – CAMPUS LAGARTO (IFS)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseAutomação Industrialpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDefesa do Mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
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