
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Sergipe | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Milena Vieira dos | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Elza Ferreira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-12-09T13:50:24Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-12-09T13:50:24Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-10-01 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertação Milena Vieira dos Santos | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133321 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação, desenvolvida no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), inserida na linha de pesquisa de práticas educativas em EPT, no macroprojeto de propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT, teve como objetivo promover a leitura crítica de estudantes do 3º ano do curso técnico de Redes de Computadores do Instituto Federal de Sergipe (Campus Lagarto), a partir da perspectiva da Leitura Crítica (LC). A pesquisa partiu do problema das dificuldades de compreensão, interpretação e produção textual, acentuadas após a pandemia da Covid-19. Como fundamentação teórica, adotou-se a LC freireana, que compreende a leitura como prática social e como geradora da consciência crítica. Metodologicamente, utilizou- se a pesquisa-ação, envolvendo as entrevistas com docentes, a observação de aulas e a aplicação da oficina de leitura e escrita, seguidas do desenvolvimento do jogo digital Lupa, criado como recurso pedagógico para consolidar a aprendizagem dos conhecimentos advindos dos encontros da oficina. Os resultados desta pesquisa de abordagem qualitativa, analisados à luz da LC freireana como dispositivo teórico- analítico, indicaram que as práticas propostas favoreceram maior engajamento dos alunos, ampliaram suas capacidades de leitura crítica e incentivaram a produção textual autoral e reflexiva através da escrita de notícias. Conclui-se que a articulação entre teoria e prática, mediada pela LC, pode contribuir de forma significativa para a superação de déficits de aprendizagem, bem como para a formação cidadã e omnilateral, em harmonia com os princípios da EPT. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 7513kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Leitura crítica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação cidadã | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio integrado | pt_BR |
| Título: dc.title | PRÁXIS FREIREANA E LEITURA CRÍTICA: CAMINHOS PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL DE ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES – CAMPUS LAGARTO (IFS) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Automação Industrial | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Defesa do Mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação Milena Vieira dos Santos.pdf | 7,51 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1133321/2/Dissertação Milena Vieira dos Santos.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons