
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília -UnB | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Lorenzi, Eloisa Gabriela de Prado | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Jean Rocha dos | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Maymone, Mariana Ignacio | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Siqueira, Pâmella Evelin Durães | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Noronha, Marcelo Ferreira | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Miranda, Bruno Ariel Pereira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-12-07T14:38:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-12-07T14:38:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Jogo Contracepts como estratégia lúdica e inclusiva de educação em saúde sexual | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133280 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A estratégia foi implementada em grupos de quatro participantes. A atividade estruturou-se em dois momentos: Imersão na temática e Aplicação do jogo “Contraception” a) Imersão na temática (expositivo-dialogado): apresentação interativa, com slides, abordando: métodos contraceptivos (dispositivo intrauterino; pílula anticoncepcional oral; método do calendário/tabelinha; contracepção de emergência; preservativo masculino; coito interrompido), destacando interação com o corpo, eficácia e cuidados de uso. As dúvidas foram acolhidas ao longo da exposição para preparar o terreno conceitual do jogo. b) Aplicação do jogo “Contracepts”: cada grupo recebeu um cards de 36, embaralhado. No início, cada participante compra quatro cards. Em cada turno, o(a) jogador(a) compra (do monte ou do descarte), verifica se consegue formar uma trinca válida (método-cuidado-eficácia) e descarta um card no fim do turno. A rodada prossegue no sentido horário. O jogo termina quando o primeiro participante forma uma trinca completa, a expõe na mesa e descarta o card final restante. O gabarito permaneceu disponível como apoio visual para conferência durante a partida e validação ao final. Apresentamos o protótipo visual do jogo Contraception nas versões não verbal (pictogramas) e verbal (texto), estruturado em três categorias de cartas: Método Contraceptivo, Cuidados de Uso e Eficácia (FIGURAS 1 e 2). As ilustrações exemplificam trincas (método-cuidado-eficácia) a partir de diferentes abordagens. A eficácia é indicada por marcações do tipo “check” em escala relativa (baixa/média/alta), acompanhada de instruções essenciais de uso. Os facilitadores orientaram as regras, incentivaram justificativas (“por que estas três cards combinam? ”) e registraram participação, cooperação e compreensão em diário de campo. Ao término, aplicou-se checape de compreensão com 3 perguntas objetivas (uso correto, eficácia relativa e prevenção combinada), seguido de síntese coletiva. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação em Saúde | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Adolescente | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Saúde Sexual e Reprodutiva. | pt_BR |
| Título: dc.title | Jogo Contracepts como estratégia lúdica e inclusiva de educação em saúde sexual | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | jogo | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Enfermagem | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Vivências Integrativas 6 | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Jogos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Cards_Jogo Métodos contraceptivos.pdf | Cards para impressão | 13.44 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1133280/2/Cards_Jogo Métodos contraceptivos.pdfDownload |
| PRODUTO EDUCACIONAL - JOGO CONTRACEPTS.pdf | Orientações | 673.33 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1133280/3/PRODUTO EDUCACIONAL - JOGO CONTRACEPTS.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons