Jogo Contracepts como estratégia lúdica e inclusiva de educação em saúde sexual

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília -UnBpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLorenzi, Eloisa Gabriela de Prado-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Jean Rocha dos-
Autor(es): dc.contributor.authorMaymone, Mariana Ignacio-
Autor(es): dc.contributor.authorSiqueira, Pâmella Evelin Durães-
Autor(es): dc.contributor.authorNoronha, Marcelo Ferreira-
Autor(es): dc.contributor.authorMiranda, Bruno Ariel Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-07T14:38:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-07T14:38:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-
identificador: dc.identifier.otherJogo Contracepts como estratégia lúdica e inclusiva de educação em saúde sexualpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133280-
Resumo: dc.description.abstractA estratégia foi implementada em grupos de quatro participantes. A atividade estruturou-se em dois momentos: Imersão na temática e Aplicação do jogo “Contraception” a) Imersão na temática (expositivo-dialogado): apresentação interativa, com slides, abordando: métodos contraceptivos (dispositivo intrauterino; pílula anticoncepcional oral; método do calendário/tabelinha; contracepção de emergência; preservativo masculino; coito interrompido), destacando interação com o corpo, eficácia e cuidados de uso. As dúvidas foram acolhidas ao longo da exposição para preparar o terreno conceitual do jogo. b) Aplicação do jogo “Contracepts”: cada grupo recebeu um cards de 36, embaralhado. No início, cada participante compra quatro cards. Em cada turno, o(a) jogador(a) compra (do monte ou do descarte), verifica se consegue formar uma trinca válida (método-cuidado-eficácia) e descarta um card no fim do turno. A rodada prossegue no sentido horário. O jogo termina quando o primeiro participante forma uma trinca completa, a expõe na mesa e descarta o card final restante. O gabarito permaneceu disponível como apoio visual para conferência durante a partida e validação ao final. Apresentamos o protótipo visual do jogo Contraception nas versões não verbal (pictogramas) e verbal (texto), estruturado em três categorias de cartas: Método Contraceptivo, Cuidados de Uso e Eficácia (FIGURAS 1 e 2). As ilustrações exemplificam trincas (método-cuidado-eficácia) a partir de diferentes abordagens. A eficácia é indicada por marcações do tipo “check” em escala relativa (baixa/média/alta), acompanhada de instruções essenciais de uso. Os facilitadores orientaram as regras, incentivaram justificativas (“por que estas três cards combinam? ”) e registraram participação, cooperação e compreensão em diário de campo. Ao término, aplicou-se checape de compreensão com 3 perguntas objetivas (uso correto, eficácia relativa e prevenção combinada), seguido de síntese coletiva.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação em Saúdept_BR
Palavras-chave: dc.subjectAdolescentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaúde Sexual e Reprodutiva.pt_BR
Título: dc.titleJogo Contracepts como estratégia lúdica e inclusiva de educação em saúde sexualpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typejogopt_BR
Curso: dc.subject.courseEnfermagempt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineVivências Integrativas 6pt_BR
Aparece nas coleções:Jogos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons