
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Carlos Antonio Nascimento da | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Ana Kely Martins da | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Sá, Pedro Franco de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-12-07T07:09:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-12-07T07:09:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-12-07 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Sequência Didática Para o Ensino de Análise Combinatória por Atividades Experimentais | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133273 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Estimados colegas de profissão, Dados recentes da Secretaria de Estado de Educação do Pará apresentados durante a Semana de Planejamento Pedagógico 2023, mostraram que 29,5% das pessoas de 18 a 24 anos, não trabalham e nem estudam, esses números acendem um alerta sobre os quais podemos fazer algumas reflexões. Em primeiro lugar podemos questionar se esses jovens não trabalham e não estudam, apenas? Ou não trabalham, não estudam e nem se formaram? Também podemos questionar sobre quais motivos essas pessoas estão fora do mercado de trabalho. Outro dado apresentado durante a Semana de Planejamento que também traz bastante preocupação, mostra que 99% dos alunos da 3ª série do ensino médio estão nos níveis de proficiência básico ou abaixo do básico, na disciplina Matemática, de acordo com o Sistema Paraense de Avaliação da Educação (SisPAE). Essas informações mostram a urgência em refletirmos sobre esses números e sobre os fatores que podem estar relacionados a esse baixíssimo desempenho dos estudantes na disciplina durante a etapa final do ensino médio, bem como devemos buscar alternativas para tornar o processo de ensino e aprendizagem dessa disciplina mais satisfatório e os conteúdos relacionados mais significativos e compreensíveis para os discentes. Nesse contexto propomos esse Produto Educacional para o ensino de Análise Combinatória para os alunos do ensino médio. Esse Produto resultou da Dissertação de Mestrado intitulada: “O Ensino de Análise Combinatória no Ensino Médio por meio Atividades Experimentais”, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGEM) da Universidade do Estado do Pará (UEPA), por Silva (2024). A dissertação teve orientação da Professora Dra. Ana Kely Martins da Silva e coorientação do Professor Dr. Pedro Franco de Sá. Na Dissertação referida o objetivo foi: analisar os possíveis efeitos que a aplicação de uma Sequência Didática, fundamentada na resolução de problemas e no uso de atividades experimentais, podem ter sobre a compreensão e desempenho na resolução de questões sobre o assunto em estudantes do ensino médio. Assim, a Sequência Didática consistiu-se em 17 (dezessete) momentos, sendo: uma atividade de sondagem ou Pré- teste, três atividades de conceituação, seis atividades de redescoberta, seis atividades de aprofundamento e o Pós-teste. O Ensino de Matemática por Atividades Experimentais, sob a ótica de Sá (2019) e Sá, Mafra e Fossa (2022) e a Resolução de Problemas, na perspectiva de Brasil (2001) e Sá (2021) foram duas Tendências em Educação Matemática que alicerçaram o desenvolvimento e escrita desse Produto Educacional. Além disso, os resultados dos estudos desenvolvidos por Rosas (2018) e Conceição (2019) no âmbito do PPGEM, evidenciam a relevância da inserção de Atividades Experimentais no ensino de Análise combinatória. Esperamos que esse Produto Educacional, além de oferecer aos professores de Matemática um material alternativo, que poderá facilitar o processo de ensino do conteúdo de Análise Combinatória tendo como perspectiva o ensino de Matemática por Atividades Experimentais, possa proporcionar aos estudantes uma aprendizagem mais satisfatória quanto ao objeto matemático em questão. Críticas e sugestões no intuito de melhorar esse trabalho, serão sempre bem-vindas. Desejamos boa leitura e sucesso no desenvolvimento do trabalho! | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 844 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Análise Combinatória | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Atividades Experimentais | pt_BR |
| Título: dc.title | Sequência Didática Para o Ensino de Análise Combinatória por Atividades Experimentais - Produto Educacional | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| CARLOS ANTONIO NASCIMENTO DA SILVA - Produto Educacional.pdf | 843.9 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1133273/1/CARLOS ANTONIO NASCIMENTO DA SILVA - Produto Educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: