Sequência Didática Para o Ensino de Análise Combinatória por Atividades Experimentais - Produto Educacional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Carlos Antonio Nascimento da-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Ana Kely Martins da-
Autor(es): dc.contributor.authorSá, Pedro Franco de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-07T07:09:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-07T07:09:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-12-07-
identificador: dc.identifier.otherSequência Didática Para o Ensino de Análise Combinatória por Atividades Experimentaispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133273-
Resumo: dc.description.abstractEstimados colegas de profissão, Dados recentes da Secretaria de Estado de Educação do Pará apresentados durante a Semana de Planejamento Pedagógico 2023, mostraram que 29,5% das pessoas de 18 a 24 anos, não trabalham e nem estudam, esses números acendem um alerta sobre os quais podemos fazer algumas reflexões. Em primeiro lugar podemos questionar se esses jovens não trabalham e não estudam, apenas? Ou não trabalham, não estudam e nem se formaram? Também podemos questionar sobre quais motivos essas pessoas estão fora do mercado de trabalho. Outro dado apresentado durante a Semana de Planejamento que também traz bastante preocupação, mostra que 99% dos alunos da 3ª série do ensino médio estão nos níveis de proficiência básico ou abaixo do básico, na disciplina Matemática, de acordo com o Sistema Paraense de Avaliação da Educação (SisPAE). Essas informações mostram a urgência em refletirmos sobre esses números e sobre os fatores que podem estar relacionados a esse baixíssimo desempenho dos estudantes na disciplina durante a etapa final do ensino médio, bem como devemos buscar alternativas para tornar o processo de ensino e aprendizagem dessa disciplina mais satisfatório e os conteúdos relacionados mais significativos e compreensíveis para os discentes. Nesse contexto propomos esse Produto Educacional para o ensino de Análise Combinatória para os alunos do ensino médio. Esse Produto resultou da Dissertação de Mestrado intitulada: “O Ensino de Análise Combinatória no Ensino Médio por meio Atividades Experimentais”, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGEM) da Universidade do Estado do Pará (UEPA), por Silva (2024). A dissertação teve orientação da Professora Dra. Ana Kely Martins da Silva e coorientação do Professor Dr. Pedro Franco de Sá. Na Dissertação referida o objetivo foi: analisar os possíveis efeitos que a aplicação de uma Sequência Didática, fundamentada na resolução de problemas e no uso de atividades experimentais, podem ter sobre a compreensão e desempenho na resolução de questões sobre o assunto em estudantes do ensino médio. Assim, a Sequência Didática consistiu-se em 17 (dezessete) momentos, sendo: uma atividade de sondagem ou Pré- teste, três atividades de conceituação, seis atividades de redescoberta, seis atividades de aprofundamento e o Pós-teste. O Ensino de Matemática por Atividades Experimentais, sob a ótica de Sá (2019) e Sá, Mafra e Fossa (2022) e a Resolução de Problemas, na perspectiva de Brasil (2001) e Sá (2021) foram duas Tendências em Educação Matemática que alicerçaram o desenvolvimento e escrita desse Produto Educacional. Além disso, os resultados dos estudos desenvolvidos por Rosas (2018) e Conceição (2019) no âmbito do PPGEM, evidenciam a relevância da inserção de Atividades Experimentais no ensino de Análise combinatória. Esperamos que esse Produto Educacional, além de oferecer aos professores de Matemática um material alternativo, que poderá facilitar o processo de ensino do conteúdo de Análise Combinatória tendo como perspectiva o ensino de Matemática por Atividades Experimentais, possa proporcionar aos estudantes uma aprendizagem mais satisfatória quanto ao objeto matemático em questão. Críticas e sugestões no intuito de melhorar esse trabalho, serão sempre bem-vindas. Desejamos boa leitura e sucesso no desenvolvimento do trabalho!pt_BR
Tamanho: dc.format.extent844pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnálise Combinatóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtividades Experimentaispt_BR
Título: dc.titleSequência Didática Para o Ensino de Análise Combinatória por Atividades Experimentais - Produto Educacionalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais