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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Sergipe | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Dos Santos, Luciara Fernandes Batista | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-12-04T17:15:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-12-04T17:15:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
| identificador: dc.identifier.other | EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: uma análise sobre os desafios da inclusão de pessoas com deficiência visual no Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133199 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação objetivou identificar barreiras arquitetônicas, pedagógicas e atitudinais que podem comprometer a inclusão de estudantes com deficiência visual no Instituto de Educação de Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), Campus Aracaju. Foi um estudo que tratou a questão da inclusão escolar sob a ótica dos discentes, com o propósito de trazê-los ao centro da pesquisa, e assim obter respostas pertinentes às reais necessidades destes cidadãos. A pesquisa tem aderência com a Linha de Pesquisa II do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT): Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica, e com o Macroprojeto 6: Organização de espaços pedagógicos na EPT. Assim sendo, apresentou como problema o seguinte questionamento: Em que medida o Campus Aracaju do IFS está devidamente estruturado (fisicamente e humanamente) para atender às demandas formativas dos alunos com deficiência visual, de modo a proporcionar-lhes uma formação omnilateral? Para tanto, foram estabelecidos os seguintes objetivos: Investigar a efetividade das medidas de acessibilidade adotadas no IFS para atender às especificidades dos alunos com deficiência visual; Realizar levantamento acerca do nível de satisfação dos estudantes com deficiência visual em relação à política de inclusão adotada no IFS; e por fim, Elaborar um Produto Educacional (PE), na forma de um guia de orientação e mobilidade, contendo informações sobre os setores institucionais do Campus Aracaju. Material disponibilizado impresso, com letras aumentadas, e também em QR Code, através do qual o estudante tem acesso ao conteúdo em PDF e a audiodescrição, tendo em vista atender alunos com baixa visão e cegos, respectivamente. O referencial teórico traz uma retrospectiva acerca das práticas pedagógicas oferecidas às pessoas com necessidades educacionais especiais, e segue com uma abordagem sobre o princípio da formação humana integral na EPT, sendo finalizado com a perspectiva de inclusão a partir dos anos 2000 na referida modalidade de ensino. Tal seção foi respaldada por autores como Mantoan (2009, 2015; 2017), Januzzi (2012), Figueira (2021), Ramos (2010; 2017), dentre outros. O percurso metodológico adotado foi de uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa. Foram adotados elementos da pesquisa-ação, entrevista semi-estruturada, grupos focais e observação participante como instrumentos de coleta de dados. A partir da interação proporcionada, foi possível exercitar o desenvolvimento da autonomia dos discentes e a capacidade de compreensão ampliada e crítica, numa perspectiva de formação omnilateral. Os resultados apontam que os profissionais que trabalham no IFS, em sua maioria, laboram alinhados com a perspectiva da inclusão. Há prestação de um serviço acolhedor, humanizado e de reconhecimento das diferenças, entretanto, há aspectos relacionados a barreiras arquitetônicas que não atendem às especificidades de alunos com deficiência visual. Ademais, o estudo demonstrou que o suporte e as ações do Núcleo de Apoio Pedagógico a pessoas com Necessidade Específica (NAPNE) contribuem para o fortalecimento de relações interpessoais que são movidas por empatia e respeito mútuo, sobressaindo-se perante as dificuldades enfrentadas pelos alunos com deficiência visual. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 4,69MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva; Deficientes visuais; Educação Profissional e Tecnológica. Núcleo de atendimento a pessoas com necessidades específicas. | pt_BR |
| Título: dc.title | EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: uma análise sobre os desafios da inclusão de pessoas com deficiência visual no Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
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| DISSERTAÇÃO_VF-LUCIARA_.pdf | 4.8 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1133199/2/DISSERTAÇÃO_VF-LUCIARA_.pdfDownload |
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