
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | BAPTISTA, Leomar Rodrigues de Avellar | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | CARDOSO, Fernanda Serpa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-12-03T14:35:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-12-03T14:35:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| identificador: dc.identifier.other | GUIA PRÁTICO PARA ELABORAÇÃO DE PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO PARA ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133178 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O principal objetivo desta pesquisa foi desenvolver um guia prático para professores, pesquisando e elaborando um modelo de Plano Educacional Individualizado (PEI) voltado para estudantes com Altas Habilidades ou Superdotação (AHSD). Este guia propõe-se a alcançar tanto salas de aula regulares quanto no Atendimento Educacional Especializado (AEE), propondo um atendimento inclusivo e personalizado. Os objetivos secundários da pesquisa incluíram a análise da legislação educacional pertinente e a revisão da literatura existente sobre AHSD e PEI. A metodologia adotada foi qualitativa, combinando revisão bibliográfica e análise documental. Os principais autores que nortearam a pesquisa incluem Burns, Delou, Gardner, Freitas e Pérez, Fleith, Renzulli e Virgolim, cujas obras forneceram um suporte teórico consistente sobre criatividade, superdotação e práticas educacionais inclusivas. A análise dos dados permitiu identificar lacunas na literatura e nas práticas atuais. A pesquisa revelou uma carência significativa de materiais específicos e modelos práticos de PEI para estudantes com AHSD, destacando a urgência na criação de guias norteadores para professores. Levando-nos a perceber que a falta destas orientações pode ser um dos fatores que dificultam o atendimento a esse público-alvo da educação inclusiva e reforçam os mitos. O resultado do estudo sobre a elaboração do PEI para estudantes com AHSD, conforme as bases legais da Inclusão no país e os tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário, contribuirá para ampliar as referências e direcionar possibilidades de atendimento que possam corresponder às especificidades individuais de aprendizagem e às peculiaridades dos sujeitos com Altas Habilidades ou Superdotação. Espera-se que o Guia Prático, proposto na presente pesquisa, possa servir de instrumento significativo para um planejamento mais efetivo de atividades que atendam os alunos superdotados em suas singularidades. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1816 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Plano Educacional Individualizado | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Altas Habilidades ou Superdotação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Enriquecimento Escolar | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
| Título: dc.title | GUIA PRÁTICO PARA ELABORAÇÃO DE PLANO EDUCIONAL INDIVIDUALIZADO PARA ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons