GUIA PRÁTICO PARA ELABORAÇÃO DE PLANO EDUCIONAL INDIVIDUALIZADO PARA ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBAPTISTA, Leomar Rodrigues de Avellar-
Autor(es): dc.contributor.authorCARDOSO, Fernanda Serpa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-03T14:35:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-03T14:35:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherGUIA PRÁTICO PARA ELABORAÇÃO DE PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO PARA ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133178-
Resumo: dc.description.abstractO principal objetivo desta pesquisa foi desenvolver um guia prático para professores, pesquisando e elaborando um modelo de Plano Educacional Individualizado (PEI) voltado para estudantes com Altas Habilidades ou Superdotação (AHSD). Este guia propõe-se a alcançar tanto salas de aula regulares quanto no Atendimento Educacional Especializado (AEE), propondo um atendimento inclusivo e personalizado. Os objetivos secundários da pesquisa incluíram a análise da legislação educacional pertinente e a revisão da literatura existente sobre AHSD e PEI. A metodologia adotada foi qualitativa, combinando revisão bibliográfica e análise documental. Os principais autores que nortearam a pesquisa incluem Burns, Delou, Gardner, Freitas e Pérez, Fleith, Renzulli e Virgolim, cujas obras forneceram um suporte teórico consistente sobre criatividade, superdotação e práticas educacionais inclusivas. A análise dos dados permitiu identificar lacunas na literatura e nas práticas atuais. A pesquisa revelou uma carência significativa de materiais específicos e modelos práticos de PEI para estudantes com AHSD, destacando a urgência na criação de guias norteadores para professores. Levando-nos a perceber que a falta destas orientações pode ser um dos fatores que dificultam o atendimento a esse público-alvo da educação inclusiva e reforçam os mitos. O resultado do estudo sobre a elaboração do PEI para estudantes com AHSD, conforme as bases legais da Inclusão no país e os tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário, contribuirá para ampliar as referências e direcionar possibilidades de atendimento que possam corresponder às especificidades individuais de aprendizagem e às peculiaridades dos sujeitos com Altas Habilidades ou Superdotação. Espera-se que o Guia Prático, proposto na presente pesquisa, possa servir de instrumento significativo para um planejamento mais efetivo de atividades que atendam os alunos superdotados em suas singularidades.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1816 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPlano Educacional Individualizadopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAltas Habilidades ou Superdotaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnriquecimento Escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusivapt_BR
Título: dc.titleGUIA PRÁTICO PARA ELABORAÇÃO DE PLANO EDUCIONAL INDIVIDUALIZADO PARA ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseCurso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusãopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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