
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Lena, Ângelo Valentim | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-12-02T03:21:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-12-02T03:21:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-12-02 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Planejamento territorial em educação | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133106 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | SME-Cuiabá lança estudo inédito sobre organização da Educação Infantil e microplanejamento G0–G5 A Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, por meio da Coordenadoria de Microplanejamento Educacional (CMPE), publica o estudo técnico Coerência Etária, Data-Corte e Organização da Educação Infantil (G0–G5). A obra propõe diretrizes inéditas para o planejamento da Educação Infantil, com ênfase na organização etária, na coerência entre grupos e na garantia dos direitos de aprendizagem das crianças de 0 a 5 anos. O documento reúne análises demográficas, parâmetros nacionais, estudos territoriais e recomendações técnicas para apoiar escolas, gestores e formuladores de políticas públicas na qualificação da oferta de educação infantil na capital. O estudo será disponibilizado no repositório Zenodo e na plataforma EduCAPES, garantindo acesso público e licenciamento aberto (CC-BY 4.0). Segundo o autor, Ângelo Valentim Lena, coordenador da CMPE, “o estudo consolida uma compreensão científica, pedagógica e territorial sobre as necessidades da Educação Infantil em Cuiabá, permitindo a tomada de decisões responsáveis e alinhadas ao desenvolvimento integral das crianças”. A publicação inaugura a Série Microplanejamento Educacional, que trará análises periódicas da CMPE sobre expansão, demanda, organização e políticas públicas para a Primeira Infância e para o Ensino Fundamental. | - |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | - |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Política pública | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cuiabá | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Microplanejamento educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Data-corte | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Coerência etária | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Organização escolar G0–G5 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Planejamento territorial em educação | - |
| Título: dc.title | Coerência etária, data-corte e organização da Educação Infantil: diretrizes técnicas para o planejamento G0–G5 no Sistema Municipal de Educação de Cuiabá | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
| Curso: dc.subject.course | Pedagogia | - |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História da Educação, Gestão Pública | - |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons