Coerência etária, data-corte e organização da Educação Infantil: diretrizes técnicas para o planejamento G0–G5 no Sistema Municipal de Educação de Cuiabá

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSecretaria Municipal de Educação de Cuiabá-
Autor(es): dc.contributor.authorLena, Ângelo Valentim-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-12-02T03:21:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-12-02T03:21:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-12-02-
identificador: dc.identifier.otherPlanejamento territorial em educação-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1133106-
Resumo: dc.description.abstractSME-Cuiabá lança estudo inédito sobre organização da Educação Infantil e microplanejamento G0–G5 A Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, por meio da Coordenadoria de Microplanejamento Educacional (CMPE), publica o estudo técnico Coerência Etária, Data-Corte e Organização da Educação Infantil (G0–G5). A obra propõe diretrizes inéditas para o planejamento da Educação Infantil, com ênfase na organização etária, na coerência entre grupos e na garantia dos direitos de aprendizagem das crianças de 0 a 5 anos. O documento reúne análises demográficas, parâmetros nacionais, estudos territoriais e recomendações técnicas para apoiar escolas, gestores e formuladores de políticas públicas na qualificação da oferta de educação infantil na capital. O estudo será disponibilizado no repositório Zenodo e na plataforma EduCAPES, garantindo acesso público e licenciamento aberto (CC-BY 4.0). Segundo o autor, Ângelo Valentim Lena, coordenador da CMPE, “o estudo consolida uma compreensão científica, pedagógica e territorial sobre as necessidades da Educação Infantil em Cuiabá, permitindo a tomada de decisões responsáveis e alinhadas ao desenvolvimento integral das crianças”. A publicação inaugura a Série Microplanejamento Educacional, que trará análises periódicas da CMPE sobre expansão, demanda, organização e políticas públicas para a Primeira Infância e para o Ensino Fundamental.-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantil-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectCuiabá-
Palavras-chave: dc.subjectMicroplanejamento educacional-
Palavras-chave: dc.subjectData-corte-
Palavras-chave: dc.subjectCoerência etária-
Palavras-chave: dc.subjectOrganização escolar G0–G5-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento territorial em educação-
Título: dc.titleCoerência etária, data-corte e organização da Educação Infantil: diretrizes técnicas para o planejamento G0–G5 no Sistema Municipal de Educação de Cuiabá-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.coursePedagogia-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistória da Educação, Gestão Pública-
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons