
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | IFPA | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Washington Luiz | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Borba-Pinheiro, Claudio Joaquim | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-28T23:27:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-28T23:27:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-10-23 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Livreto educativo ProfEPT | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132980 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O ambiente escolar deve ser o mais favorável possível para proporcionar um meio satisfatório para a aprendizagem dos alunos. Nesse aspecto, os Institutos federais possuem objetivos e finalidades que colaboram para propiciar educação de qualidade aos seus discentes. Partindo dessa vertente, o cuidado e a atenção aos aspectos integrais dos estudantes são preponderantes para a percepção precoce de problemas que eventualmente possam desviar o bem-estar daqueles que compõem a comunidade escolar. Cada dia mais, a saúde mental vem se tornando um obstáculo presente na vida das pessoas e ocasionam dificuldades no aspecto pessoal, profissional e interferem no processo de aprendizagem. As estatísticas mostram que os diagnósticos dessa natureza aumentam a cada ano e demandam atenção, estudos e intervenção para enfrentar tais problemas. Segundo essa perspectiva, para mim, é uma satisfação ver nos Institutos federais pesquisas de fato aplicadas, como essa da presente publicação que não apenas mapeiam, mas propõem ajuda, orientações e medidas para a busca de soluções para o retorno à vida saudável nos aspectos de saúde mental. Em suma, a leitura de “Saúde Mental na Escola” proporciona conhecimentos fundamentais para a comunidade acadêmica orientar os membros que eventualmente estiverem precisando como também auxilia a notar sinais e sintomas próprios e buscar auxílio em serviços de saúde mental mencionados pelos autores | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1718kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino, Saúde Mental, Educação. | pt_BR |
| Título: dc.title | SAÚDE MENTAL NAS ESCOLAS O que a comunidade acadêmica deve saber | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | ProfEPT | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TCC | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| LIVRETO PROFEPT ATUALIZADo - 25.11.25.pdf | 1.72 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132980/2/LIVRETO PROFEPT ATUALIZADo - 25.11.25.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons